Tibagi anuncia projeto para atingir 98% de coleta de esgoto
Ampliação do sistema de esgotamento sanitário vai atender cerca de 2,9 mil moradores da região próxima ao rio Tibagi
Publicado: 18/09/2023, 16:14
O prefeito Artur Butina assinou na última semana, em conjunto com o presidente em exercício da Sanepar, o diretor comercial Elerian do Rocio Zanetti, a ordem de serviço para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Tibagi.
A obra, prevista apenas para 2026, foi antecipada graças a atuação do prefeito Butina, que contou com o apoio do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano.
“Mais um importante investimento para Tibagi e para todos os tibagianos. A ampliação do sistema de saneamento básico em nosso município vai atender mais de 2,9 mil pessoas. Esse é o trabalho diferente que sempre prometi e que já trouxe diversos recursos para o nosso Tibagi”, garante o prefeito Butina.
Após a conclusão dessa obra, o índice de atendimento com rede coletora de esgotos da cidade de Tibagi passará de 93,4% para aproximadamente 98%. Nos 345 municípios atendidos pela Sanepar, a média do índice de cobertura de esgoto é de 79%.
Prazo de execução
O valor do investimento é de R$ 4 milhões, com prazo de execução previsto de 360 dias. Os recursos investidos são próprios da Sanepar. O escopo da obra contempla a execução de 1.336 metros de redes coletoras de esgoto e 61 ligações prediais, além de 601 metros de coletor de esgoto DN 200, duas estações elevatórias de esgoto bruto, com respectivas linhas de recalque e instalações elétricas.
Com a execução deste empreendimento, serão desativadas estações elevatórias antigas e que operam com intercorrências operacionais, portanto o sistema de esgotamento sanitário do município passará a contar com melhores condições operacionais, beneficiando a comunidade local e o meio ambiente do entorno.