Santuário de Brotas é o portal da Rota do Rosário | aRede
PUBLICIDADE

Santuário de Brotas é o portal da Rota do Rosário

Sétima edição do evento refletiu sobre o acolhimento ao peregrino

O evento contou também com prefeitos, secretários e gestores dos municípios
O evento contou também com prefeitos, secretários e gestores dos municípios -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Santuário Diocesano de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, foi palco do VII Simpósio de Turismo Religioso, que reuniu diversas lideranças locais e regionais envolvidas no fomento do Turismo no Paraná. Participaram representantes de cerca de 19 santuários, entre padres reitores, religiosas e lideranças do Campos Gerais, Norte Pioneiro e Norte do Paraná. O encontro aconteceu durante todo o sábado (2).

Padre Roberval Mühlstedt, reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, comentou que o Simpósio destacou a importância do Turismo Religioso nos municípios, ressaltando, em especial, como acolher o peregrino que chega ao santuário. “Foi dada ênfase também que esse tipo de Turismo vem crescendo nos últimos anos. Diante disso, foi pensado, refletido, trabalhado com acolher quem chega. A importância que tem o visitante, o local que acolhe, a infraestrutura, o bom serviço nas refeições, nas lojas de souvenires... Basicamente, foi essa dinâmica”, resumiu o reitor.

De acordo com padre Roberval, o Simpósio aconteceu nas Brotas por ser o santuário o portal da Rota do Rosário. “É bom porque destaca o próprio santuário e o Turismo Religioso nos municípios e nos santuários. Como vem gente do Paraná todo, o santuário ganha visibilidade e surgem algumas luzes para como melhor trabalhar o turismo no âmbito dos santuários, que é lugar que atrai e envia o peregrino”, argumentou.

O evento contou também com prefeitos, secretários e gestores dos municípios, bem como do governo estadual, através do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, da Fecomércio e ainda de instâncias de Governança, Adetur e Atunorpi. Padre Anderson Marchiori, coordenador da Rota do Rosário, falou sobre o papel da PasTur nos santuários a partir do olhar da Igreja.

O empresário Pedro Kempe, da Operadora Domus e da Abav, apresentou os desafios e perspectivas da Rota do Rosário a partir do olhar da iniciativa privada. Também os bispos referenciais marcaram presença e enviaram mensagens, entre eles, Dom Antônio Braz, de Jacarezinho; Dom Mário Spaki, de Paranavaí; e Dom João Mamede, de Umuarama. Dom Sergio Arthur Baschi, bispo anfitrião, também esteve acompanhando o Simpósio.

Concluíram o encontro, Wagner Zadra, vice-prefeito de Piraí do Sul, que abordou as transformações na economia e infraestrutura no município na visão do gestor sobre o Turismo Religioso, e, Elizeu Rocha, do Governo do Paraná, que apresentou o trabalho e funcionamento do GT de Turismo Religioso.

O próximo Simpósio em 2024 acontecerá no Santuário do Santíssimo Nome de Jesus em Joaquim Távora, no dia 14 de setembro. "Este evento organizado pela Rota do Rosário reúne empreendedores do Setor em suas várias áreas sempre primando pela evangelização", reiterou padre Anderson, ao encerrar o Simpósio.

Informações: Assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE