DER solicita licença para ampliação da PR-151 entre PG e Palmeira
Obras devem compreender o trecho entre o entroncamento com a PR-438 e a interseção com a BR-277, em Palmeira
Publicado: 05/09/2023, 18:48
A revitalização da PR-151 no trecho entre Ponta Grossa e Palmeira deve ocorrer nos próximos meses. Na última segunda-feira (4), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) solicitou junto ao Instituto Água e Terra (IAT) a Licença Ambiental Simplificada referente a restauração e ampliação de capacidade da rodovia.
O documento explica que as obras devem compreender o trecho entre o entroncamento com a PR-438 e a interseção com a BR-277, em Palmeira. Ao todo, o projeto contempla aproximadamente 33 quilômetros de estradas. A reportagem do Portal aRede e Jornal da Manhã tentou contato junto ao DER para mais informações sobre a iniciativa. Não houve retorno até a publicação da reportagem.
Em entrevista concedida nesta terça-feira (5), o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (União) revelou otimismo com o andamento do processo. “Já fazem alguns anos que a população de Palmeira e nós, gestores, esperamos por esse momento. Pelas informações que temos, uma parte será duplicada e outra poderá ser contemplada com terceiras faixas e acostamento. Sem dúvidas, muitas vidas serão salvas nesta estrada”, projetou.
Compromisso
Segundo Belich, há dois anos já existem conversas junto ao Governo do Estado para viabilizar a obra. “Sabemos da morosidade, da burocracia, mas tenho certeza que essa obra trará só benefícios para Palmeira, para Ponta Grossa e para toda a região dos Campos Gerais. Contamos com o apoio do Governador Ratinho Junior e também do nosso secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex”, disse o gestor, citando também a importância da iniciativa para fomentar o turismo local.
Em junho deste ano, Sandro Alex citou a duplicação da PR-151 como prioridade. Segundo ele, a expectativa é que as obras comecem ainda em 2023. “Estou trabalhando para iniciar neste ano a duplicação do trecho entre Ponta Grossa e Palmeira. Temos o primeiro lote com valor definido em R$ 157 milhões. Estamos trabalhando dia e noite para que as obras comecem logo”, afirmou o representante.
Duplicação começará por Ponta Grossa
Segundo informações reveladas ainda no 2º semestre de 2022, a duplicação da PR-151 começará por Ponta Grossa. De acordo com Sandro Alex, o primeiro trecho de 7km vai contemplar obras entre a BR-376 e o entroncamento com a PR-438 - que dá acesso ao Distrito de Guaragi. Para ele, trata-se de uma obra de suma importância, já que a PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira tem um intenso tráfego diário. "Essa duplicação vai aumentar a segurança de quem passa pela PR-151 e certamente vai salvar vidas", destaca Sandro Alex. Novas etapas devem ser divulgadas em breve.