Imbituva pretende iniciar obra do novo hospital em 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Imbituva pretende iniciar obra do novo hospital em 2024

Na última terça-feira (29), o município recebeu mais um parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para avançar com o projeto. Licitação ainda depende de adequações

Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Zaqueu Bobato, detalhou a iniciativa
Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Zaqueu Bobato, detalhou a iniciativa -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O novo Hospital Municipal de Imbituva deve sair do papel em 2024. Na última terça-feira (29), o município recebeu mais um parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para avançar com o projeto. Em entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Zaqueu Bobato (Podemos), explicou que, a partir de orientações enviadas pelos especialistas do Estado, ainda deverão ser feitas algumas alterações antes da abertura do processo licitatório. 

A expectativa é que o processo burocrático seja concluído ainda neste ano. “É o grande sonho e a grande necessidade do município de Imbituva. Este é um empreendimento muito grande, que necessita de um acompanhamento constante. Agradeço toda a paciência da nossa população com esse projeto. Os critérios e a legislação para concretizar um hospital são muito complexos. Já estamos há três anos tratando dessa iniciativa. Recebi a confiança do prefeito Celso para participar da comissão responsável. As reuniões ocorrem semanalmente”, destacou Bobato.

Ele ainda explicou que os apontamentos encaminhados pela Sesa também são tratados diretamente com a empresa que está à frente da elaboração. “São questões pequenas, se comparadas com as primeiras etapas. Realmente estamos na reta final. Ocorre um trabalho minucioso, com muitos encontros com profissionais capacitados e membros da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou.

Bobato atualizou a população sobre os prazos. “Pretendemos garantir a aprovação da Sesa ainda neste ano para viabilizar a licitação e, consequentemente, as obras. Na secretaria estadual, apenas seis profissionais da área de engenharia trabalham com a elaboração de todos os projetos do Paraná. Semanalmente vamos até Curitiba e observamos esse acúmulo. É um outro fator que gera essa demora”, disse.

Estrutura

O vice-prefeito também detalhou a estrutura física do novo hospital. “Nosso projeto é uma área de 4,1 mil metros quadrados. É um hospital que está sendo projetado em três etapas. Entre elas, teremos a ala da maternidade para viabilizar aqui na cidade o nascimento dos nossos imbituvenses. Também contaremos com uma área para 30 leitos. Também estão previstas estruturas para o Pronto Atendimento e blocos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, expôs.

Para o gestor, é fundamental que o município atue com foco no desenvolvimento local. “Nós projetamos um hospital que leva em consideração a expansão do município. Não podemos pensar somente no hoje. Nossa cidade está crescendo e, por isso, existe um planejamento visando os próximos 30 anos. É algo que está à altura do que nossa população merece”, apontou.

Pasta atua para viabilizar avanços no municípios

Em fevereiro deste ano, Zaqueu assumiu a pasta de Planejamento com o intuito de acompanhar os grandes projetos que ocorrem em Imbituva. “A secretaria é recente no município. Nos últimos anos, tendo em vista o crescimento da cidade, acredito que a pasta era extremamente necessária. A finalidade é planejar as políticas públicas da cidade e realizar o acompanhamento. Com essa mudança, a convite do prefeito Celso, me aproximei mais da administração. Temos um grande volume de obras em andamento. Posso destacar as obras de pavimentação na Vila Brasil, no Jardim Carvalho, Jardim Tangará, Mato Branco de Baixo, e várias outras frentes na área de infraestrutura”, concluiu.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE