Guamiranga pode receber nova empresa de R$ 30 milhões
Unidade de armazenamento deve gerar 25 empregos, com possibilidade de aumento para 40 em época de safra. Instalação depende da autorização da Câmara
Publicado: 29/08/2023, 20:42
Guamiranga poderá receber no decorrer dos próximos meses uma nova empresa avaliada em aproximadamente R$ 30 milhões. O investimento da ProtecGrão será realizado em etapas e prevê a contratação de mão de obra direta para até 60 trabalhadores. Após a conclusão do empreendimento, seriam gerados 25 empregos, com possibilidade de aumento para 40 em época de safra. A empresa que trabalha no ramo de armazenamento e expurgo de grãos tem interesse em se instalar em uma área de 24,2 mil metros quadrados, localizada na região de Água Branca.
Para viabilizar o início dos trabalhos, a empresa ainda depende da aprovação, por parte da Câmara Municipal, do projeto de lei que prevê a concessão do terreno. Conforme o Legislativo, a primeira votação deve ocorrer nesta quarta-feira (30). Conforme o projeto encaminhado pelo prefeito Marcelo Leite, será construída uma unidade armazenadora e beneficiadora de grãos, que será composta por quatro silos, um armazém graneleiro e uma balança.
De acordo com a ProtecGrão, o principal foco será prestar atendimentos aos agricultores locais e fornecedores de grãos do município. A capacidade de processamento da unidade será de 40 toneladas por hora, com capacidade estática total de 18 mil toneladas distribuídas entre todos os silos.
Documento
O Projeto de Lei nº 21/2023 foi enviado pelo poder Executivo para a Câmara ainda no início do mês de agosto. O documento assinado por Leite reforça a intenção da Prefeitura em potencializar o desenvolvimento econômico local. “Tendo em vista o interesse público em ampliar o crescimento de nosso município por meio da instalação de novas empresas e disponibilização de novos empregos para a população, a presente cessão de uso se torna vantajosa para o município”, diz um trecho.
Incentivo
Em ofício enviado ao Legislativo na última semana, a Prefeitura reforça a importância do novo empreendimento. “Guamiranga é um município de pequeno porte. Sendo que sua renda vem do setor agrícola, a geração de novos empregos ajuda a diminuir a desigualdade social, aumentar a renda das famílias, impulsionar o consumo e fomentar a economia em geral”, aponta o documento.
Planejamento
O representante da ProtecGrão, Cláudio Urso, concedeu entrevista à imprensa na última semana. “Há algum tempo iniciamos um estudo na região e observamos que Guamiranga não contempla uma unidade armazenadora. Neste sentido, existe uma demanda muito grande. Como toda a estrutura dos silos será nova, será necessário um alto investimento. Gostaríamos de iniciar a construção neste ano para inaugurar até setembro do ano que vem”, explicou Urso, em entrevista ao portal ‘Nossa Gente’. A empresa ProtecGrão conta atualmente com uma equipe com mais de 10 anos de experiência no mercado e já soma mais de 50 milhões de toneladas de grãos expurgados.