Klabin avalia geração de emprego após grandes investimentos
Considerado maior investimento privado do Paraná, de R$12,9 bilhões, fábrica será inaugurada em setembro em Ortigueira
Publicado: 29/08/2023, 17:32
Segundo o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini, as fases das obras do Projeto Puma II, para a construção das Máquinas de Papel 27 e 28, renderam mais de 32 mil vagas de empregos diretos e indiretos. “Até o início de sua operação, foram 137 treinamentos realizados no pacote tecnológico, envolvendo 249 trabalhadores — isso, sem contabilizar cursos e capacitações adicionais relacionados à Máquina”, comenta Razzolini.
O diretor destaca seu compromisso com a região, “dos 145 colaboradores que atuam diretamente na operação da MP28, 99% são dos Campos Gerais, estimulando a permanência de mais pessoas na região, impulsionando o comércio e a demanda por produtos e serviços diversos, criando um efeito positivo na economia da comunidade”, explica.
A empresa contribui para o desenvolvimento local, gerando emprego e renda, além de capacitação para os moradores dos Campos Gerais. Com investimento total de R$ 12,9 bilhões e capacidade produtiva de 910 mil toneladas por ano de papel, o Puma II consolida a Klabin como uma das maiores fabricantes de papel-cartão do mundo. O Projeto é o maior investimento nos 124 anos de história da empresa e o maior feito por uma empresa privada no Paraná.
"A Klabin vem consolidando sua posição no mercado de embalagens ano após ano e entendemos que a inauguração do Projeto Puma II representa um de seus principais marcos nesta trajetória. A Máquina de Papel 28 tem capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, 315 metros de comprimento e conta com a mais avançada tecnologia disponível no mercado. Além disso, a MP28 permitirá que a Klabin desenvolva o papel-cartão branco, consolidando a empresa como uma das maiores produtoras de papel-cartão do mundo”, conta Francisco Razzolini.
Saiba mais sobre o investimento bilionário da Klabin pelo Portal aRede e Jornal da Manhã clicando aqui.