Região apoia ato da AMP para garantir repasses justos às prefeituras | aRede
PUBLICIDADE

Região apoia ato da AMP para garantir repasses justos às prefeituras

Queda de 20% nas receitas dos municípios preocupa gestores da região. Mobilização estadual está marcada para quarta-feira (30)

Presidente da AMCG, Elisangela Pedroso, aponta que o objetivo é conscientizar os Governos Federal e Estadual, do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa
Presidente da AMCG, Elisangela Pedroso, aponta que o objetivo é conscientizar os Governos Federal e Estadual, do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Carambeí, Elisagela Pedroso, manifestou apoio às pautas reivindicadas pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) que visam atrair a atenção da população para o momento econômico das prefeituras. A preocupação existe por conta da queda de 20% nas receitas dos municípios. A redução engloba repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS.

As diretorias da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), das 19 associações regionais de municípios e prefeituras de todas as regiões do Estado promoverão uma mobilização na próxima quarta-feira (30) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os graves problemas financeiros enfrentados pelas prefeituras. A campanha é intitulada “Sem repasse justo, não dá!”.

De acordo com Elisangela, o objetivo do movimento é conscientizar os Governos Federal e Estadual, do Congresso Nacional e da Assembleia Legislativa, sobre as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos. “Muitos pequenos e médios municípios têm como renda principal os repasses federais. A partir da queda, houve um engessamento nas finanças de muitas prefeituras”, disse. 

Elisangela diz que a AMCG está engajada junto às demais entidades dos municípios pelo estado, representadas pela AMP. “O presidente da AMP, o prefeito Edimar Santos, vai encampar essa mobilização, intitulada de ‘sem repasse justo, não dá!’, a fim de convencer o Estado e União, Câmara Federal e Assembleia Estadual, a colocarem em discussão as pautas municipalistas”, afirmou.  

Presidente da AMP, Edimar Santos
Presidente da AMP, Edimar Santos |  Foto: Divulgação
  

Lideranças serão convocadas

A AMP irá convocar os deputados federais que representam as cidades, para uma reunião que já está marcada para o dia 4 de setembro, na sede da associação em Curitiba. Nessa oportunidade, os municípios entregarão reivindicações à bancada federal do Paraná.  

O presidente da AMP, Edimar Santos, que participou de forma virtual do encontro dos prefeitos da AMCG, no dia 24, lembrou que, embora o FPM seja a principal fonte de receita de 70% das prefeituras do Estado, o aumento do fundo não é a única reivindicação das prefeituras. Os municípios protestam também contra a queda do ICMS e têm várias outras reivindicações à União e ao Estado.

Adicional do FPM

Edimar Santos detalha que as prefeituras pedem a aprovação de um adicional do FPM e ainda a colocação em regime de urgência da pauta municipalista, no Congresso Nacional, também a agilização da reforma tributária, em tramitação no Senado, que garanta mais recursos para os pequenos municípios, a correção de valores dos convênios, reduzindo as contrapartidas dos municípios. 

Edimar ainda frisa a necessidade de mais verbas para o pagamento do piso da enfermagem, a repatriação de receita do Exterior em benefícios das prefeituras, mais recursos para o SAMU e para a realização de cirurgias e procedimentos de saúde nos municípios. Ainda chama a atenção para o pagamento de emendas parlamentares pelo Governo Federal.

Com informações da AMCG. Leia mais aqui.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE