Agroleite projeta movimentar mais de R$ 150 mi em negócios
Organização espera receber mais de 100 mil visitantes durante os quatro dias do evento, entre 8 e 12 de agosto. Projeção é de recorde em negócios, com movimentação financeira superior à registrada em 2022
Publicado: 04/08/2023, 18:46
Maior evento do agronegócio da região dos Campos Gerais, o Agroleite, organizado pela Cooperativa Castrolanda, começa na próxima terça-feira (8), em Castro, a Capital Nacional do Leite. Suspenso por dois anos, entre 2020 e 2021, devido à pandemia do Coronavírus, o evento foi retomado em 2022 e projeta números recordes para 2023, tanto em número de visitantes quanto em movimentação financeira: em entrevista ao vivo ao Portal aRede, na tarde desta sexta-feira (4), o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, confirmou que são esperadas mais de 100 mil pessoas e mais de R$ 150 milhões em negócios nos quatro dias do evento, que encerra na sexta, dia 11.
Uma das principais novidades é a ampliação no espaço do evento, que ocorre no Castrolanda Expo Center e Parque de Exposições Dario Macedo, detalhou o presidente da Castrolanda. Essa ampliação foi necessária para abrigar o número total de expositores, que chegou a 279 neste ano, e também ao grande público esperado, que surpreendeu em 2022 ao chegar na casa de 120 mil pessoas. “Duplicamos nossa área de estacionamento, favorecendo os nossos visitantes com mais comodidade e facilidade para chegar na feira. E ampliamos o espaço de exposição: ano passado, tínhamos 25 mil m², e nesse ano, teremos 35 mil m². Então é um espaço onde nossos parceiros podem estar expondo seus produtos e serviços com a maior tranquilidade possível”, detalha.
Muito além da feira em si, que atrai visitantes da região, do Paraná, de todo o Brasil, e inclusive de outros países (especialmente da América do Sul, mas também dos EUA e Europa), o Agroleite movimenta toda a economia regional. Em Ponta Grossa, por exemplo, é o evento que mais movimenta o setor hoteleiro – a perspectiva é que a taxa de ocupação chegue a 90%. “O Agroleite, para o município de Castro, tem um impacto muito grande. Durante essa semana, por exemplo, tínhamos cerca de mil pessoas trabalhando todos os dias, na montagem de estandes, fazendo a limpeza do parque, os últimos trabalhos para estar tudo pronto no início da semana que vem. E vemos que, regionalmente, tem também um impacto muito grande”, relata.
Conforme explica Bowman, como se trata de uma feira estritamente técnica, focada em conhecimento, tecnologia e negócios, ele possui empresas expositoras de todos os elos da cadeia do leite, e o público, em sua grande parte, é ligado ao setor leiteiro. “Todos os expositores que tem ligação com o leite participam desse evento. Desde a produção de forragem até os animais, como a sanidade, genética, alimentação, e também a industrialização. A Castrolanda, como grande produtora de leite, quer estimular esse aumento na produção. E temos muitas empresas que esperam o Agroleite para fazer lançamento de produtos e serviços na feira, e isso traz um diferencial e atrativo maior para nosso evento”, reforça.
Tema deste ano é ‘Conectando o Futuro do Leite’
O tema da 23ª edição do Agroleite é ‘Conectando o Futuro do Leite’, campanha pautada em inovação, empreendedorismo, tecnologia, cultura, negócios, transformação, ousadia e futuro. O objetivo é mostrar ao mundo que no Agroleite, a cultura leiteira se renova e os negócios se transformam. Toda a programação é gratuita e está aberta para participação de todos. O expediente dos expositores será das 08h às 19h e os portões fecharão diariamente às 19h. Nos dias de evento a entrada de visitantes se dará apenas pela PR-340 e saída pela Avenida Marly Rolim (estrada do colégio agrícola). Toda a programação está disponível no site do evento.