Bombeiros e Defesa Civil realizam simulado de acidente em Carambeí
Foi simulado um acidente com veículo de carga perigosa na PR-151
Publicado: 09/07/2023, 08:27
Na tarde do último sábado (8), o 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa realizou, juntamente com a Defesa Civil, um simulado de acidente com veículo de carga perigosa na PR 151, próximo ao pedágio desativado em Carambeí.
Toda operação foi realizada via REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores) em decorrência da falta de telefonia fixa e móvel na região.
Durante o procedimento, as equipes dos Bombeiros, Defesa Civil, radioamadores e voluntários cronometraram o tempo de chamado e orientação da ABTR (Auto Bomba Tanque e Resgate) até a chegada da viatura no local do acidente simulando situação real.
O objetivo do simulado é treinar os profissionais para reduzir o tempo do atendimento, respeitando as normas de segurança. O simulado ocorreu mesmo diante da forte chuva na região, para demonstrar que acidentes ocorrem nas situações mais adversas de local e clima.
Operação em todo o Paraná
O simulado que envolveu as forças de segurança locais e a REER em Carambeí, nos Campos Gerais, também aconteceu nas demais regionais da rede de radioamadores do Paraná. Além de simular uma situação emergencial que necessite de apoio dos radioamadores, cada regional realizou uma comunicação via rádio com a central da Defesa Civil em Curitiba.
Função da REER
A REER costuma atuar em situações de falta de comunicação entre as autoridades de segurança para atender ocorrências. Quando não é possível encontrar sinal de internet ou de telefone, os radioamadores são chamados. Para se ter uma ideia, durante as buscas pelo avião desaparecido com integrantes do Governo do Estado na Serra do Mar, foi necessário uso de radioamadores para auxiliar na comunicação.