Nova unidade da Kadesh consolida o crescimento industrial de Ipiranga
Município garante parcerias para estimular ampliar a geração de empregos e o desenvolvimento econômico. Fábrica será inaugurada nesta terça-feira (20)
Publicado: 19/06/2023, 18:11
Ipiranga se consolida ano após ano no cenário industrial e empresarial dos Campos Gerais. A instalação da nova fábrica da Kadesh, ligada ao ramo de produção de calçados, é uma das conquistas recentes viabilizadas pelo município. A inauguração da unidade ocorre nesta terça-feira (20), às 11h, na rua Capitão Júlio Pombeiro, nº 403. A solenidade deve reunir líderes políticos municipais e regionais. O empreendimento garante, em um primeiro momento, 50 vagas diretas de emprego na cidade.
O diretor financeiro da Kadesh, Diego Lins, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede e falou sobre os detalhes da parceria firmada com a Prefeitura. Ele também destacou a importância da expansão da empresa cuja matriz está instalada em Imbituva. “A Kadesh está na região há muito tempo. Estamos buscando um crescimento mais significativo em cidades vizinhas, a fim de ter um maior acesso à mão de obra. Temos a unidade de Ipiranga, que já está iniciando as operações. A Prefeitura nos concedeu alguns incentivos que também foram fundamentais. Até o final do ano, devemos inaugurar outra fábrica em Teixeira Soares”, disse.
Lins ainda explicou que o processo produtivo exige uma grande quantidade de trabalhadores. “É importante que a empresa avance nessas parcerias em outras cidades. Como são municípios próximos da nossa matriz, são ações que possibilitam uma sinergia com a demanda produtiva que possuímos atualmente. Até em termos de logística existe um favorecimento significativo. Vale lembrar que todos os nossos funcionários passaram por processos de capacitação. No caso de Ipiranga, alguns já haviam realizados treinamentos em Imbituva”, explicou.
GALERIA DE FOTOS
Possível expansão
O prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto (PSB), já havia revelado anteriormente a possibilidade da Kadesh ampliar a atuação em Ipiranga, gerando um total de 100 empregos. O diretor financeiro da empresa reforçou o cenário. “É algo que devemos avaliar futuramente, pois depende muito da demanda e do mercado. Não é algo que conseguiremos de imediato. Será gradativo. O importante é demos esse primeiro passo”, detalhou.
Novos recursos
Segundo Modesto, além das vagas de emprego diretas e indiretas, a instalação da Kadesh também favorece a economia local em termos de arrecadação, tendo em vista os repasses por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “São recursos importantes para o desenvolvimento da nossa cidade, que vem se consolidando no setor industrial”, reforçou.
Tirol coloca cidade em evidência
Além da Kadesh, Ipiranga consolidou outra parceria recentemente. A inauguração da fábrica da Tirol, em 2021, colocou a cidade no radas das grandes empresas. O investimento total na unidade foi de aproximadamente R$ 152 milhões. A indústria gerou cerca de 160 empregos diretos em um primeiro momento, além de outras centenas de vagas indiretas criadas por conta do fornecimento de matéria-prima. A capacidade inicial de produção da unidade, com foco de leite longa vida (UHT), é de 600 mil litros por dia, com potencial de expansão.
A presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), enalteceu as conquistas recentes de Ipiranga, destacando o potencial existente nas cidades de menor porte. "Ficamos muito felizes de ver a industrialização crescendo nos Campos Gerais. Queremos mostrar a todos os prefeitos que é possível atrair investimentos e parcerias importantes", concluiu.