Parceria garante iluminação LED para oito municípios da região | aRede
PUBLICIDADE

Parceria garante iluminação LED para oito municípios da região

Iniciativa prevê a instalação de lâmpadas LED nos sistemas de iluminação pública das cidades de Fernandes Pinheiro, Rebouças, Irati, Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins, Rio Azul e Mallet

O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), trouxe detalhes do projeto, que deve sair do papel em breve
O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), trouxe detalhes do projeto, que deve sair do papel em breve -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), que inclui os municípios do Centro-Sul do Paraná, deu mais um passo importante para efetivar um novo projeto de Parceria Público-Privada (PPP). A iniciativa prevê a instalação de lâmpadas LED nos sistemas de iluminação pública de oito cidades, entre elas: Fernandes Pinheiro, Rebouças, Irati, Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins, Rio Azul e Mallet.

Uma das fases de elaboração do projeto ocorreu na última terça-feira (13), na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), em Irati. O encontro reuniu prefeitos e representantes de equipes técnicas. O prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli (PSDB), trouxe detalhes do evento. “Houve um grande avanço no nosso projeto de PPP da iluminação pública. Tivemos várias reuniões abordando o avanço das etapas, visando a finalização do projeto. O objetivo é garantir, em breve, o leilão da concessão da iluminação pública que será válida por um prazo de aproximadamente 15 anos”, explicou.

Desenvolvimento

Derbli falou sobre a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Quando chegarmos na etapa final e houver o leilão na Bolsa de Valores, assinaremos o contrato e uma empresa realizará a troca de 100% da iluminação pública nas cidades e também no interior. Com isso, teremos uma segurança formidável e uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, avaliou.

O presidente da Amcespar ainda se pronunciou sobre a fonte de recursos para o projeto. “A Caixa Econômica está gerenciando este projeto com recursos do Governo Federal. As prefeituras colocaram apenas 10% de contrapartida. Após a assinatura do contrato, esses valores serão revertidos aos cofres públicos. Com certeza teremos um excelente serviço a longo prazo, que oferecerá uma melhoria significativa aos nossos municípios”, destacou o líder político.

Elaboração

Deishi Santos, representante da empresa Houer, que também esteve na reunião, argumentou sobre o avanço da proposta. “O projeto passa por algumas etapas. Iniciamos com o plano de trabalho e, posteriormente, foram realizados os diagnósticos técnicos, jurídicos e fiscais. Levantamos todos os pontos do projeto, incluindo custos do parque de iluminação dos municípios que participam do Conder. Neste momento, estamos na fase de modelagem de engenharia, que traz um levantamento do que a empresa terá como meta de servIço para o setor de iluminação”, explicou. A matéria conta com informações de Assessoria de Imprensa.

Concessões em PPPs

As Concessões e PPPs são utilizadas como alternativa para viabilizar projetos de infraestrutura nas áreas de educação, saúde, saneamento, iluminação pública e outras. Nas PPPs há previsão de subsídio do Estado. O poder público complementa a receita, para garantir a viabilidade do projeto ou como forma de garantir uma tarifa menor à população. Muitas prefeituras não têm recursos suficientes para modernizar a rede de iluminação. Por isso, o gestor pode optar por uma PPP, pois a iniciativa privada tem capital para investimento a curto prazo.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE