Livro 'Contos e Lendas' da AMCG está disponível na internet | aRede
PUBLICIDADE

Livro 'Contos e Lendas' da AMCG está disponível na internet

Lançamento da plataforma no site da Associação foi confirmado nesta terça pelo setor de Cultura da entidade

Reunião foi realizada no Centro Cultural Queimadas, em Ortigueira
Reunião foi realizada no Centro Cultural Queimadas, em Ortigueira -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os 'Contos e Lendas dos Campos Gerais' poderão ser encontrados agora no site da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). O setor cultural da entidade irá disponibilizar os livros de maneira online. “Nosso projeto foi iniciado em 2019. Realizamos um programa para divulgar os causos dos municípios e também produzimos um box de livros”, conta a diretora da Associação, Katiane Pires, destacando que a entidade pretende realizar a impressão para disponibilizar às Prefeituras, Escolas e Bibliotecas. A retomada do projeto foi apresentada nesta terça-feira (23), em reunião da AMCG Cultura no município de Ortigueira - no Centro Cultural Queimadas. 

Enquanto a impressão dos livros não é realizada, o setor retomou a proposta e está utilizando a internet para divulgação. Os primeiros a serem divulgados foram com lendas dos municípios de Palmeira, Imbaú e Telêmaco Borba. “A cada mês vamos disponibilizar dois novos. Queremos fomentar este trabalho, que reuniu milhares de pessoas da região para sua construção”, recorda Katiane. “A AMCG está em busca de patrocínio para a impressão dos livros”, dispara.

Durante o encontro, os gestores debateram ainda ações para os próximos meses, como a Enciclopédia Cultural e o Festival de Inverno dos Campos Gerais. A Enciclopédia reunirá, também de forma online, informações culturais dos 19 municípios associados, com lugares, pessoas, artistas, obras de arte e expressões. “Será um material riquíssimo, além de inédito”, acredita o coordenador da AMCG Cultura, e secretário municipal de Ponta Grossa, Beto Portugal.

Já o Festival de Inverno dos Campos Gerais contará com um Concurso Regional de Música Sertaneja. “Cada um dos municípios participantes fará uma seletiva, e a grande final acontecerá em Ponta Grossa”, conta Portugal, antecipando ainda que o Festival contará com uma série de atrações.

Cultura em Ortigueira

No município de Ortigueira, os gestores foram recepcionados pelo prefeito Ary Mattos, pelo secretário de Esporte e Cultura Marco Antonio Macedo e pelos vereadores Joacir e Cláudio Lima. “Passamos por um período de pandemia, quando todos os olhos estavam voltados à saúde. Agora queremos promover a cultura, o esporte e o lazer para nossos munícipes”,  disse o prefeito, comemorando a conquista de um hospital com investimento de mais de R$ 50 milhões em sua gestão. 

Conforme Macedo, a cultura em Ortigueira “começou a aflorar”. “Já contamos com diversas atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano”, contou. Diretora de Cultura, Marliane Barboza, destacou as oficinas realizadas com as crianças e jovens, como balé, capoeira, violão, ginástica rítmica e k-pop, por exemplo. Algumas delas contaram com apresentações durante a reunião da AMCG. “Estamos fazendo um intercâmbio cultural durante nossos encontros”, finaliza a diretora da Associação.

Confira os Livros dos “Contos e Lendas dos Campos Gerais em https://amcg.com.br/livros.

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE