Historiador organiza livro comemorativo sobre os 200 anos de Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

Historiador organiza livro comemorativo sobre os 200 anos de Jaguariaíva

Membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, Rafael Pomim está trabalhando na organização de um livro

Rafael Pomim está trabalhando na organização de um livro comemorativo para celebrar tão significativa data.
Rafael Pomim está trabalhando na organização de um livro comemorativo para celebrar tão significativa data. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em comemoração aos 200 anos de Jaguariaíva em 15 de setembro deste ano, o historiador jaguariaivense e membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, Rafael Pomim está trabalhando na organização de um livro comemorativo para celebrar tão significativa data.

A obra em questão conta com a colaboração de trinta e dois pesquisadores, sendo a grande maioria da área da história, com pós-graduação, mestrado e doutorado em seus currículos.

Segundo Pomim, a idéia do projeto surgiu há mais de cinco anos e começou a ser colocada em prática em 2021, quando os autores foram convidados a participar. “Buscamos um diferencial em apresentar a escrita da história de Jaguariaíva pela mão de historiadores profissionais e com amplo conhecimento na temática”, destaca o organizador.

  "“Os leitores poderão encontrar no livro registros inéditos, como por exemplo, a história da televisão na cidade ou a história da CIANÊ e da PISA (hoje BO Paper), nunca antes divulgada em uma obra desta envergadura"

Rafael Pomim Historiador
  

O livro será divido em onze eixos temáticos: Vida Material – Origens e Formação; Cultura e Comportamento; Comunicação; Educação; Esporte e Lazer; Memória e Natureza; Patrimônio Cultural, Identidade e Representação; Religião e Espiritualidade, Saúde e Assistência Social; Sociedade e Política; Trabalho e Industrialização.

Baseado em uma ampla pesquisa de campo, o livro apresentará diversos capítulos originais para área da historiografia jaguariaivense, além de uma considerável iconografia nunca antes divulgada. “Os leitores poderão encontrar no livro registros inéditos, como por exemplo, a história da televisão na cidade ou a história da CIANÊ e da PISA (hoje BO Paper), nunca antes divulgada em uma obra desta envergadura.”, aponta o organizador.

“Tivemos a colaboração voluntária de muitas munícipes, instituições e empresários locais, que gentilmente abriram seus arquivos para que pudéssemos contar um pouco de suas histórias”, conclui Pomim. O livro está previsto para ser lançado no mês de setembro, juntamente com o fervor das comemorações do bicentenário da cidade.

Jaguariaíva, nos Campos Gerais, comemora 200 anos em 15 de setembro
Jaguariaíva, nos Campos Gerais, comemora 200 anos em 15 de setembro |  Foto: Divulgação
  

Conheça os autores

Amélia Podolan Flügel, Ana Flávia Braun Vieira, Audrey Franciny Barbosa, Bruna Alves Lopes, Bruno José Yashinishi, Carlos Alexandre Rogoski, Caroline Loise Dähne, Cláudia Inês Parellada, Cleófas Abraham David Kalil Fadel, Cristiane Spicalski, Emilyn Diniz, Everton Calício, Fábio Mauricio Holzmann Maia, Francielle Aparecida Uchak, Ivan Rossi, Jessica Leme Santos, Juliane Roberta Santos Moreira, Leanderson Cristiano Voznei, Luísa Cristina dos Santos Fontes, Luiz Fernando Cheres, Mariana Schulmeister Kuhn, Mariani Bandeira Cruz Oliveira, Michelle de Paula Pupo, Miguel Archanjo de Freitas Junior, Milena Santos Mayer, Osvaldo Carneiro de Matos Neto, Plicila de Brito, Rafael Gustavo Pomim Lopes, Rafaela de Miranda Melo, Ronualdo da Silva Gualiume, Samara Hevelize de Lima, Tayná Gruber e Thiago Sávio Ingles da Luz.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE