Nova diretoria da AMP tomará posse nesta quarta-feira | aRede
PUBLICIDADE

Nova diretoria da AMP tomará posse nesta quarta-feira

Chapa ‘Juntos, construir o Paraná que queremos!’ foi eleita no mês de março. A Associação representa todas as 399 prefeituras do estado. Lideranças regionais fazem parte da nova gestão

Edimar Santos sucederá o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller
Edimar Santos sucederá o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A nova Diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), organização que representa as 399 prefeituras do Estado, tomará posse nesta quarta-feira (5), às 9h. A solenidade ocorrerá em Curitiba, no Teatro UP Experience, na Universidade Positivo.

Eleita por consenso no último dia 20 de março para um mandato de dois anos, a chapa ‘Juntos, construir o Paraná que queremos!’ é encabeçada pelo prefeito de Santa Cecília do Pavão e atual vice-presidente da AMP, Edimar Aparecido Pereira dos Santos. A nova Diretoria é formada por 75 integrantes - 9 do Conselho Diretor, 10 do Conselho Fiscal e 56 dos Comitês Permanentes. 

Além de Edimar, integram o Conselho Diretor o primeiro vice-presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o segundo vice-presidente e prefeito de Goioerê, Roberto Reis de Lima; o terceiro vice-presidente e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato; o primeiro secretário e prefeito de Vitorino, Marciano Vottri; o segundo secretário e prefeito de Terra Rica, Julio Cesar Leite; o primeiro tesoureiro e prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires; a segunda tesoureira e prefeita de Astorga, Suzie Pucillo; e o diretor de Relações Institucionais e Políticas e prefeito de Guaratuba, Roberto Justus.

Participação regional

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) tem atuado com o objetivo de ampliar a representatividade da região no Paraná. A vice-presidente da entidade e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB); e o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich (União), terão participação na nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). 

Elisangela presidirá a frente municipalista de Assistência Social e Cidadania, e Belich participará do Conselho Fiscal da nova diretoria executiva, composta por 19 prefeitos. “Quero participar ativamente das ações da AMP,  representar os Campos Gerais e mostrar a importância da região dentro dos Estado”, antecipou a prefeita de Carambeí. Conforme a entidade, a nova diretoria terá recorde de participação feminina, com 14 prefeitas integrantes. “São 35% das gestoras municipais do Estado na chapa, já que hoje temos 40 municípios administrados por prefeitas”, destacou Santos.

O prefeito de Palmeira também destacou a sua futura atuação na entidade. “Vamos somar para que a AMP continue fazendo um trabalho que fortaleça ainda mais os municípios”, prevê. Para Belich, a AMCG se fortalece ainda mais com essa  participação. “Vamos buscar as demandas da região para compor as ações da Associação dos Municípios do Paraná”, garante. 

O gestor atuará diretamente nas deliberações da entidade estadual, já que integra a diretoria executiva. “Nossa diretoria integra 19 prefeitos, um de cada microrregional do Estado. Estes gestores são aqueles que irão deliberar e comandar as ações da AMP”, esclarece Santos. 

Conquistas

Edimar Santos sucederá o presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, que marcou sua gestão por conquistas importantes: o fortalecimento institucional da Associação; o aumento das receitas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços); a criação da Universidade dos Prefeitos, em aliança com o Governo do Estado/Unitar/WFO; a maior participação da AMP na Agenda 2030, da ONU (Organização das Nações Unidas); a ampliação do diálogo tanto com os prefeitos, prefeitas e as 19 associações regionais quanto com os Governos Federal e Estadual, o Poder Legislativo, o Tribunal de Contas e o Ministério Público do Paraná; a criação do Movimento das Mulheres Municipalistas; a gratuidade do sistema de georreferenciamento dos municípios, em parceria com a Sedu/Paranacidade; a parceria com o Sebrae/PR no Programa Desenvolve Paraná”, e a parceria com o Tecpar na certificação de orgânicos.

Com informações da AMP e da AMCG.
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE