Palmeira discute novo contrato de concessão com a Sanepar | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira discute novo contrato de concessão com a Sanepar

Prefeito Sérgio Belich esteve em Curitiba nesta quarta-feira (29) para expor as demandas de saneamento básico existentes no município

Gestor municipal concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede e revelou os avanços viabilizados a partir da reunião
Gestor municipal concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e Portal aRede e revelou os avanços viabilizados a partir da reunião -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Palmeira deu mais um passo para adequar os serviços de saneamento básico prestados à população. O prefeito Sérgio Belich (União), acompanhado por uma equipe da administração local, esteve em Curitiba nesta quarta-feira (29) para participar de uma reunião junto à secretária estadual das Microrregiões de Saneamento, Márcia Amorim. 

Durante o encontro, foram colocadas em pauta questões como a elaboração de um novo contrato de concessão junto à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); a necessidade de maiores investimentos no setor em Palmeira; e a importância do decreto estadual que instituiu as microrregiões de saneamento e colocou o município no Centro-Leste.

Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Belich revelou detalhes das discussões. “A prefeitura está há mais de 15 anos sem um contrato com a Sanepar. É algo que nos preocupa. Queríamos assinar esse acordo ainda no ano passado, mas fomos inviabilizados em função do novo marco do saneamento. Preocupados com isso, temos participado de várias reuniões. O encontro em Curitiba foi muito produtivo”, avaliou.

Audiência pública ocorrerá em maio

A partir do debate, ficou definida a realização de uma audiência pública em Palmeira no mês de maio. “Nessa oportunidade, representantes do Governo do Estado e da Sanepar estarão presentes no município para detalhar algumas informações com mais clareza”, explicou o gestor. A data da audiência será divulgada em breve. “Estamos chegando em um acordo para resolver os problemas de saneamento e abastecimento em Palmeira. Agradeço a todos os nossos funcionários. Seguimos em busca de soluções para resolvermos vários problemas com relação a esgoto e falta de água em alguns bairros. Nossa equipe está mobilizada”, disse.

Belich também analisou o prejuízo causado ao município por conta da ausência de um contrato com a Companhia. “O longo período sem um contrato trouxe um certo impacto para o saneamento básico de Palmeira, principalmente com relação à captação de água e altos investimentos. Quando a Sanepar não dispõe de um contrato a longo prazo, são executados apenas projetos de menor porte”, explicou.

Unidade de captação

De acordo com o prefeito, algumas localidades de Palmeira sofrem com o abastecimento. “Nossa captação de água está no limite. Como choveu bastante neste início de ano, não tivemos maiores problemas. Porém, caso ocorra uma estiagem, com certeza teremos uma situação preocupante. Precisamos da construção de uma nova unidade de captação de água. Inclusive, a Sanepar já tem o projeto praticamente pronto. Essa unidade seria instalada na Colônia Quero Quero, próximo ao Rio do Salto. Porém, como é um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, a Sanepar precisa de um contrato longo”, revelou.

Município deve receber obras em breve

A reunião realizada no Palácio das Araucárias também colocou em pauta outras questões relevantes para Palmeira. “Conseguimos entender um pouco melhor a divisão em microrregiões de saneamento. Os mais de 40 municípios que não têm contrato com a Sanepar, estão sendo priorizados. A ideia é montar um edital de licitação para essas cidades ainda em 2023. Assim, a empresa vencedora poderá realizar as obras no município. A criação das microrregiões nos prejudicou um pouco, uma vez que não pudemos assinar o contrato com a Sanepar no ano passado. Porém, estamos conseguindo avançar nestas questões”, concluiu Belich.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE