Cidades da região decretam cenário de emergência por conta das chuvas | aRede
PUBLICIDADE

Cidades da região decretam cenário de emergência por conta das chuvas

Tibagi anunciou medida nesta segunda-feira (6). Piraí do Sul e Imbaú devem seguir a mesma decisão no decorrer dos próximos dias

Prefeitos buscam atuação conjunta para reverter estragos ocasionados pelos temporais atingem os Campos Gerais
Prefeitos buscam atuação conjunta para reverter estragos ocasionados pelos temporais atingem os Campos Gerais -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

As prefeituras da região seguem em busca de soluções para reverter os prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas registradas no decorrer das últimas semanas. Nesta segunda-feira (6), o município de Tibagi decretou situação de emergência. De acordo com informações divulgadas pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), as cidades de Piraí do Sul e Imbaú também devem adotar a mesma medida no decorrer das próximas semanas.

Prefeitos da AMCG estão se mobilizando de maneira conjunta para conter os efeitos das chuvas. Na última semana, a entidade solicitou apoio do Estado a fim de diminuir os danos. “Um dos principais problemas é quanto às condições das estradas rurais”, apontou o presidente da entidade e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (União). Com municípios de longas extensões rurais, a região pena para manter as condições de trafegabilidade. Em diversos trechos, agricultores e o transporte escolar ficaram impossibilitados de passagem. “Nossas estradas rurais estão em péssimas condições”, contou o chefe do Executivo de Ventania, José Luiz Bittencourt (PL). 

Para solicitar formalmente apoio ao Governo, a AMCG enviou ofício ao Estado. “Temos que nos unir para tentar minimizar os problemas. Vamos solicitar apoio, principalmente, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)”, antecipou Carneiro. Além das péssimas condições das estradas, o período chuvoso deixou prejuízo para dezenas de famílias na região. Os bairros Itiberê e Emanoel Isidoro em Piraí do Sul, por exemplo, ficaram embaixo d'água na última semana. “Estamos fazendo o possível para ajudar as famílias, mas pedimos a compreensão dos munícipes, já que dependemos das condições do tempo para iniciar os reparos”, antecipa.

Cenário em Tibagi

Em Tibagi, a situação de emergência só foi decretada graças à conclusão do parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e de outros órgãos públicos municipais que atestaram os danos causados pelas chuvas. Segundo a Prefeitura Municipal, o subtenente Roque, do Corpo de Bombeiros, também teve atuação importante para a conclusão do relatório do desastre. Com a declaração da situação emergência, diversas atitudes necessárias para dar resposta aos danos causados pelo desastre ficam facilitadas.

A precipitação oficial registrada no dia 22 de fevereiro, de acordo com o Simepar, foi de 173,2 mm de chuva em todo o município de Tibagi. Alguns pontos do município sofreram com alagamentos e um deslizamento de terra obstruiu a PR-340 entre Castro e Tibagi. Graças a um trabalho rápido da Prefeitura de Tibagi, com o fornecimento de máquinas e equipamentos, a rodovia foi desobstruída no mesmo dia.

Problemas estruturais atingem diversas cidades

“Infelizmente, é um problema comum em nossos municípios. Todos estamos passando pelas mesmas dificuldades”, disse o prefeito de Ipiranga, Douglas Modesto (PSB). Dentro das cidades, ruas esburacadas e bueiros entupidos também estão incomodando a população. “Já começamos a mobilizar equipes para resolver os problemas mais urgentes”, relatou o prefeito de Arapoti, Irani Barros (PSD). Chefe do executivo de Curiúva, Nato Moura (PSD), destaca a necessidade de apoio dos municípios para conter os estragos. “Precisamos de auxílio do Estado, seja com maquinário ou recursos extras”, avaliou.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE