Prudentópolis lamenta guerra na Ucrânia e reforça apoio a refugiados
Prefeito Osnei Stadler (União) publicou uma nota oficial nesta sexta-feira (24). Município é conhecido pela forte presença de imigrantes. Conflito no leste europeu completou um ano
Publicado: 24/02/2023, 15:35
A guerra entre Rússia e Ucrânia completou um ano nesta sexta-feira (24). Em nota publicada nas redes sociais, o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler (União), lamentou o avanço do conflito e destacou que as portas da cidade seguem abertas para refugiados. O município localizado na região Centro-Sul do Paraná possui uma história diretamente ligada à Ucrânia. Cerca de 80% da população é formada por descendentes diretos de ucranianos.
“Hoje, infelizmente, completa um ano da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Um ano em que os nossos irmãos passam pelos piores momentos, vivendo todos os dias com medo e sem saber se no dia seguinte estarão com vida. Apesar de diversas punições e sanções aplicadas contra a Rússia, ainda não existe uma previsão de trégua ou de paz”, diz um trecho da nota publicada pelo prefeito.
Na sequência, o gestor relembra a importância da atuação do município junto aos refugiados. “Nesses 365 dias, recebemos dezenas de ucranianos. Com uma grande força tarefa e com muito apoio, conseguimos acolher eles da melhor maneira possível, na tentativa de neutralizar o máximo, o sofrimento de cada um. Reitero o que disse desde o início, estamos e sempre estaremos de portas abertas para receber os nossos irmãos que necessitarem de ajuda. Vamos manter nossas orações, para que toda essa violência e atrocidade acabe o quanto antes. Desejamos Paz à Ucrânia”, concluiu Stadler.