CimSaúde participa de discussões e busca qualificar atendimentos | aRede
PUBLICIDADE

CimSaúde participa de discussões e busca qualificar atendimentos

Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais marcou presença em evento organizado pelo Governo do Estado

Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades
Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado do Paraná reuniu mais de duas mil pessoas, entre gestores e técnicos de saúde dos 399 municípios, em evento realizado na última semana na Arena da Baixada, em Curitiba. Foram três eventos realizados em três dias: o 1º Encontro Estadual do PlanificaSUS; o 2º Seminário Estadual de Imunização; e o 1º Encontro ACS e ACE em Ação. 

Para debater o andamento do Planifica na região e conhecer ações exitosas do Estado, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) marcou presença. “Estamos realizando ações para fortalecer a planificação da atenção primária com a ambulatorial durante o ano todo. Viemos compartilhar conhecimento e aprender as técnicas que vem surtindo os melhores resultados’, contou a diretora, Pâmella Costa.

Resultados

Durante o evento, o CimSaúde pode conhecer ainda a atuação nos Ambulatórios Médicos de Especialidades quanto ao matriciamento nos municípios conforme prevê o Qualicis. “O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho interdisciplinar”, esclarece a diretora.

Nos Campos Gerais, workshops regionais e capacitações locais foram realizadas durante 2022 visando a organização da atenção ambulatorial especializada em rede com a atenção primária à saúde. A 3ª Regional de saúde aderiu o PlanificaSUS no mês de novembro de 2021, e a 21ª em dezembro. “Estivemos desenvolvendo competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da Rede de Atenção à Saúde (RAS) com foco nas necessidades de saúde dos usuários”, explicou a diretora.

As linhas de cuidados prioritárias atualizadas pela Sesa durante a gestão 2019/2022: Materno Infantil, Pessoa Idosa, Saúde Mental, Saúde Bucal, Pessoa com Deficiência e das Condições Crônicas foram amplamente debatidas. “Falamos muito sobre imunização, realizamos pela primeira vez um grande plenário com agentes comunitários e agentes de endemias e, principalmente, continuamos a discussão sobre a qualificação da Atenção Primária com a Atenção Especializada, por meio da planificação do SUS de modo integral. São pilares para a construção e fortalecimento do nosso sistema”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Imunização

Durante o evento, o Estado trouxe alguns dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Eles mostram que, desde a chegada da Covid-19, em março de 2020, nenhuma das vacinas preconizadas para a rotina das crianças menores de dois anos de idade elencadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) atingiu 90% de cobertura vacinal no Paraná. São elas: BCG, febre amarela, hepatite A e B, meningocócica C, pentavalente, pneumocóccica, poliomielite, rotavírus humano e tríplice viral.

O imunizante que previne contra a hepatite B, por exemplo, fechou 2021 com a menor cobertura desde 2015, somando apenas 58,67% do público-alvo imunizado. Neste ano o indicador está em 64,14%.

Na luta contra a Covid-19 mais de 700 mil paranaenses não tomaram nenhuma dose. Todas as pessoas que possuam doses em atraso ou que ainda não tenham se vacinado contra a doença devem procurar uma Unidade de Saúde e agendar sua imunização. As vacinas estão disponíveis nos 399 municípios do Estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE