Moacyr consegue liminar e pode assumir mandato de deputado
A liminar suspende a condenação criminal que impedia o registro da candidatura do ex-prefeito de Castro
Publicado: 27/11/2022, 19:41
O ex-prefeito de Castro Moacyr Elias Fadel Junior (PSD) obteve uma liminar, concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), e deve assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2023.
Nas eleições deste ano, Fadel recebeu 41.561 votos ao concorrer para o cargo de deputado estadual. Entretanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) impugnou a candidatura do ex-prefeito em decorrência de condenação em segunda instância pela prática de crime contra a Administração Pública. Segundo os autos, ele teria promovido aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato como prefeito do município de Castro, o que o enquadraria na hipótese da alínea “e” do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar (LC) nº 64/1990, a Lei de Inelegibilidade.
Posteriormente, no dia 17 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, por unanimidade, a decisão do TRE-PR e entendeu que ele deveria cumprir pena de inelegibilidade por oito anos. Entretanto, Fadel conseguiu, na última sexta-feira (25), a liminar que suspende a condenação criminal que impedia o registro de candidatura.
A liminar em questão já foi anexada no processo de registro de candidatura e o ministro relator do TSE, Benedito Gonçalves, encaminhou o processo para o Ministério Público Eleitoral se manifestar sobre o assunto. Segundo a jurisprudência do TSE, a tendência é que o registro seja deferido nos próximos dias e, consequentemente, Fadel assuma o mandato em 2023.
Confira na íntegra a liminar do TJPR clicando neste link.