Jorge Derbli reassume a prefeitura de Irati após recesso
Durante a licença, de 17 de outubro a 15 de novembro, a vice, Ieda Waydzik (PV), ficou à frente da gestão municipal
Publicado: 16/11/2022, 18:10
O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), reassumiu o cargo durante ato formal realizado no gabinete nesta quarta-feira (16). Durante a licença, de 17 de outubro a 15 de novembro, a vice, Ieda Waydzik (PV), ficou à frente da gestão municipal.
No seu retorno, Derbli segue hoje para Foz do Iguaçu, onde participará do evento “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população”, promovido pelo Governo do Paraná e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com apoio do Sebrae, Assembleia Legislativa do Paraná e Itaipu Binacional. A iniciativa reúne prefeitos e gestores dos 399 municípios paranaenses, com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade.
Participaram da transmissão de cargo o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Daniele Cavalli e a procuradora do município, Carla Queiroz.
Governo interino
Enquanto representou a chefia do Executivo, Ieda Waydzik (PV), sinalizou na última semana a intenção do atual governo em ampliar a execução de obras nos bairros da cidade. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, a gestora revelou a expectativa de garantir um novo projeto de pavimentação, que contemplaria vias de ligação entre bairros situados no interior.
Em diálogo com a deputada federal reeleita neste ano, Leandre Dal Ponte (PSD), Ieda expôs o interesse de Irati em novos recursos que possam viabilizar a iniciativa. “No momento ainda estamos construindo esse projeto. Ainda não é possível divulgar os locais exatos, mas temos a pretensão de realizar essas obras o quanto antes”, explicou a prefeita. O diálogo entre as lideranças ocorreu já após o período eleitoral. Na oportunidade, Ieda também colocou em pauta outras demandas do município.
Convênio firmado
Durante a gestão provisória, Ieda assinou o convênio com o Conselho da Comunidade, para oficializar a parceria da Prefeitura com o programa de Penas e Medidas Alternativas. O projeto consiste em encaminhar pessoas que cometeram algum tipo de delito considerado brando para prestar serviços comunitários, por ordem judicial. Neste sentido, o município também será beneficiado com a prestação destes trabalhos em espaços públicos.
"Enquanto advogada sei da importância de encaminhar as pessoas, que cometeram crimes ou delitos, para que possam ressocializar, enxergar outros caminhos e ver que existem pessoas boas no mundo. Sempre tive o sonho de fazer isso, e agora podemos consolidar esta ação", destaca a prefeita interina.
Os serviços serão prestados em espaços públicos, como, escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), cemitérios, Departamento de Habitação, Guarda Municipal e outros. A Comunidade Betânia é um exemplo de entidade que recebe há anos os prestadores de serviços e afirma que os resultados são positivos, pois muitas pessoas continuam contribuindo por vontade própria.