Irati projeta maior poder de investimento para o próximo ano
Secretário municipal da Fazenda, Juarez Miguel da Silva, avalia a situação financeira da Prefeitura
Publicado: 27/10/2022, 16:04
O município de Irati deve contar com um maior poderio financeiro em 2023. A projeção foi divulgada pelo secretário municipal da Fazenda, Juarez Miguel da Silva, em entrevista concedida ao Portal aRede e Jornal da Manhã nessa quarta-feira (26). Na oportunidade, o responsável pela pasta falou sobre o orçamento de R$ 268 milhões previsto para o próximo ano e comentou a respeito da atual situação econômica da cidade.
O valor representa um aumento de aproximadamente 40% em relação a 2022. “Neste ano, apenas repetimos o orçamento de 2021, tendo em vista o cenário da pandemia. Quando fomos elaborar 2023, observamos que a arrecadação havia superado o previsto. Para alcançar este valor, nossa equipe observou a inflação de 2021 e uma projeção de 2022. Com isso, chegamos a um aumento de 23% de receitas, em relação a 2021. Também adicionamos uma operação de crédito para chegar ao valor final”, explicou Silva.
Segundo ele, o município realizou uma série de estudos para projetar a situação econômica para o ano seguinte. “Com base nas inflações dos últimos dois anos, registramos essa projeção orçamentária. É algo que será muito benéfico para a cidade, que terá um maior poder de investimento”, avaliou. O maior poder de investimentos também será refletido nas secretarias, já que todas terão um aumento de 30% em repasses, em relação a 2022. Também haverá uma operação de crédito de R$ 15 milhões para obras de pavimentação.
Situação financeira controlada
De acordo com o secretário Juarez, a situação financeira de Irati está controlada, mesmo com a recente queda de receitas. “Historicamente a situação financeira do município se agrava no 2º semestre, principalmente entre setembro e outubro. Nós tivemos uma queda muito grande nos repasses de ICMS, tendo em vista a redução do preço da gasolina. Isso agravou um pouco mais”, relatou.
O secretário finalizou explicando que o município não possui dívidas significativas, porém ainda não é possível realizar grandes investimentos em curto prazo. “Temos que manter o controle para fechar as contas da prefeitura. A prefeita assumiu em um momento bem delicado, onde naturalmente há uma queda de receitas. A situação econômica é estável”, concluiu.