Alegra renova certificação internacional ‘IFS Food’ | aRede
PUBLICIDADE

Alegra renova certificação internacional ‘IFS Food’

Empresa conquista pelo segundo ano consecutivo a certificação que reconhece os altos padrões de qualidade e segurança dos alimentos

A fábrica da Alegra foi a primeira unidade industrial de carne suína do Brasil a obter essa certificação nas áreas de abate e transporte
A fábrica da Alegra foi a primeira unidade industrial de carne suína do Brasil a obter essa certificação nas áreas de abate e transporte -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Pelo segundo ano consecutivo, a Alegra recebeu a certificação IFS Food, norma internacional que atesta a qualidade e a segurança dos alimentos de empresas do mundo todo. A certificação avalia todas as etapas do processamento de alimentos e atende aos critérios da GFSI (Global Food Safety Initiative), reconhecidos globalmente como de altos padrões em segurança dos alimentos.

“A IFS segue uma série de requisitos nas avaliações, de todas as áreas da empresa, desde a qualidade, produção, manutenção à meio-ambiente. Por isso, todos da companhia precisam estar conscientes de suas responsabilidades. Conseguir a certificação pelo segundo ano consecutivo reforça o empenho e o engajamento de todos os colaboradores”, explica Kriscia Maria Prestes Campos, analista de qualidade PL e representante da norma IFS Food da Alegra. “Com a certificação, temos reconhecimento global que seguimos todos os protocolos necessários em qualidade e segurança dos alimentos, transferindo mais confiança aos nossos clientes e possíveis novos mercados nacionais e internacionais”.

Outros reconhecimentos que comprovam o cuidado da Alegra com a qualidade e o desenvolvimento sustentável da produção são a certificação pela WQS (World Quality Services), baseada na norma de bem-estar animal descrita pela NAMI (North American Meat Institute), e a Declaração Ambiental de Produto (ou EPD, do inglês, Environmental Product Declaration).

A WQS, consultoria que atua no setor de proteína animal no Brasil há mais de 20 anos, avaliando propriedades rurais, indústrias e varejos do setor, identifica empresas que se destacam na promoção do bem-estar animal na produção industrial. A Alegra foi a primeira unidade industrial de carne suína do Brasil a obter essa certificação nas áreas de abate e transporte.

Já a EPD é chancelada pela EPD Brasil e gratifica companhias que se destacam no cuidado com a sustentabilidade dos produtos que comercializam. No caso da Alegra, a certificação é válida para dois produtos in natura – sobrepaleta e carré – e para os industrializados: salame, bacon em fatias, linguiça frescal para churrasco e presunto defumado.

Exemplo de boas práticas ESG 

A Alegra também foi apontada como modelo de desenvolvimento sustentável pela Bússola da Sustentabilidade da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), estudo que destacou práticas de gestão social, ambiental, econômica e territorial no estado.

Esses conceitos estão alinhados à temática ESG (sigla inglesa para Ambiental, Social e Governança), conjunto de diretrizes e recomendações que promovem o desenvolvimento sustentável, impactos benéficos na sociedade como um todo e preconizam um ambiente de trabalho justo, com administração ética e transparente.

Desenvolver estratégias ESG é uma prática cada vez mais exigida pelo mercado. Estudo da consultoria BCG apontou que as organizações preocupadas em aplicar esses conceitos estão mais próximas de registrarem mais lucros e aumentarem seu valor. A preocupação empresarial com a sociedade é, portanto, fundamental para o crescimento a médio e longo prazo.

“Nós trabalhamos na melhoria contínua dos processos. Uma vez ao ano fazemos uma auditoria interna e realizamos treinamentos, para que nossos colaboradores possam atuar no dia a dia de acordo com os requisitos das certificações”, finaliza Kriscia.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE