Festa de ‘São Miguel’ movimenta Irati na próxima semana | aRede
PUBLICIDADE

Festa de ‘São Miguel’ movimenta Irati na próxima semana

Programação da tradicional festa do padroeiro Arcanjo Miguel tem espiritualidade, entretenimento e evangelização

Paróquia completará 75 anos e convida toda a comunidade para as festividades
Paróquia completará 75 anos e convida toda a comunidade para as festividades -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

 'Quis ut Deus?' é uma frase em latim que significa 'Quem é como Deus?',  trata-se de uma tradução literal do nome Michael - no hebraico: מִיכָאֵל, transliterado Micha'el ou Mîkhā'ēl.  O arcanjo que defende todo aquele que o invoca no combate espiritual. Também é padroeiro da Paróquia de São Miguel Arcanjo em Irati (PR), que se prepara para celebrar sua festa com muita devoção e piedade em 29 de setembro.

De acordo com o pároco, padre Alvaro Nortok a expectativa é que, na paróquia, o padroeiro seja bem celebrado e haja uma experiência bem vivida na espiritualidade do arcanjo. “A paróquia completará 75 anos, daí que a união das comunidades com essa presença intercessora de São Miguel permeará toda a preparação deste momento de celebração”, explica.

O sacerdote afirma serem muitos os atrativos para os devotos do arcanjo combatente. “A edição desta festa tem uma programação muito especial com o novenário de São Miguel do dia 20 ao dia 28 e no dia 29 de setembro teremos um dia de evangelização, espiritualidade e confraternização”, destaca.

Participação

Devotos são esperados de toda a região. Em anteriores edições, foi comum perceber grupos em ônibus até de Curitiba, por exemplo. São  católicos como Zenóbio Iantas, de 69 anos, e que já participou de 55 festas em honra a São Miguel. “Todos os dias rezamos a São Miguel pedindo proteção das crianças e para os pais mais jovens. E nós invocamos assim: São Miguel Arcanjo defendei-me no combate”. Casado com Emilie Iantas, seu Zenóbio é pai de quatro filhos e avô de quatro netos, todos eles devotos do Arcanjo Miguel. “Sempre participamos das novenas e procissões. Meus pais, José e Emilia, frequentavam a Paróquia São Miguel. Há 55 anos participo ativamente da Igreja. Hoje, com minha esposa, continuamos esta tradição e todos nossos filhos e netos são católicos”. O casal é coordenador do movimento das Capelinhas na paróquia.

Traços característicos dos devotos de São Miguel são a solidariedade e a fraternidade, nos garante Zenóbio. “Aqui, em nossa paróquia, temos a Pastoral Social que auxilia as famílias que mais precisam, como já aconteceu no passado com as enchentes”. A novena é oportunidade de colocar o papo em dia com amigos. “Temos conversas sobre como está indo a lavoura, o relacionamento é muito intenso e bonito, é muito interessante, fortalece a comunidade Iratinense de maneira geral”, afirma o devoto.  

Para a coordenadora da Pastoral da Acolhida da Paróquia São Miguel Arcanjo, Serli Laroca, a edição 2022 da Festa do Padroeiro tem o tom de retorno pós-pandemia. É momento de voltarmos à participação intensa nas atividades eclesiais. “Minha expectativa é que voltem mais pessoas para a Igreja, a festa litúrgica é muito bonita, mas, para mim, é tempo de voltar para a Igreja. Muitas pessoas com a pandemia se afastaram, é hora de voltar, não é de ficar em casa, se volte para Jesus Cristo”, convidou.

Outro ponto destacado pela equipe de acolhida é a presença dos devotos de São Miguel de toda a região. “Queremos ser um ponto de encontro dos devotos de São Miguel e acolher a todas as comunidades que rezam conosco. É tempo de oração", finaliza.

A programação completa da Festa de São Miguel Arcanjo em Irati pode ser acessada através das redes sociais @paroquiasaomiguelirati e pelo WhatsApp: (42) 3422-6573.

Com informações: assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE