Irati avança em projeto de mobilidade urbana com novas ciclovias
Projeto desenvolvido pelo município prevê, futuramente, um total de 30 quilômetros
Publicado: 23/08/2022, 13:50
A cidade de Irati contará com mais 7 quilômetros de ciclovias em breve. As obras conduzidas pela Prefeitura já estão em processo de execução. O projeto desenvolvido pelo município prevê, futuramente, um total de 30 quilômetros. As ligações serão interbairros e também ao centro, com o objetivo de incentivar o uso de bicicletas e proporcionar mais segurança aos ciclistas.
O novo trecho sai da entrada principal da cidade, passa pelo centro, Parque Aquático, chegando até a Vila São João. Dentro do mesmo projeto, Irati já conta com ciclovia que segue desde a Rua da Liberdade, próximo ao Clube Polonês, até a Avenida Perimetral João Stoklos, perto do Estádio Coronel Emílio Gomes, somando 1,2 km, além de mais 1,1 km que envolve o Parque Aquático.
De acordo com o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Almeida Junior, os trechos de ciclovias são em locais com pouco comércio, normalmente margeando a linha férrea. “São em vias em que não é permitido trafegar em alta velocidade”, destaca.
Transformação
O secretário ainda comenta que o objetivo é transformar Irati na cidade com a maior extensão proporcional de ciclovias do Paraná. “É uma iniciativa que visa incentivar o uso desse meio de transporte, que promove saúde. Também garantir mais segurança e mobilidade aos ciclistas e sustentabilidade ao município”, acrescenta Almeida.
As obras incluem serviços de terraplanagem, base e sub-base, pavimentação, adaptações no meio-fio e nas calçadas, urbanização e pintura de faixas e sinalização horizontal. Também serão colocadas placas de sinalização vertical e de comunicação visual.
Outros locais em breve também serão contemplados. Entre eles, as ligações entre os bairros Fragatas e Nhapindazal, Rio Bonito ao Alto da Lagoa e Lagoa a Engenheiro Gutierrez, que fazem parte do novo pacote de pavimentação anunciado pela administração municipal.
Com informações da Assessoria de Imprensa