Ipiranga avança em projeto voltado ao fomento da agropecuária
Foram contemplados três produtores cadastrados na primeira e segunda fase do projeto
Publicado: 22/08/2022, 18:20
A secretaria de Agropecuária de Ipiranga prestou, na última semana, serviços de assistência técnica voltados para avaliação e aquisição de reprodutores de ovinos. Foram contemplados três produtores cadastrados na primeira e segunda fase do projeto executado no município. Os critérios observados na escolha dos animais foram as características como raça, sanidade, conformação corporal, funcionalidade e propriedade de origem.
De acordo com a prefeitura, todos os animais adquiridos tiveram origem na Fazenda das Violas em Teixeira Soares, com registros de controle junto à Associação Paranaense de Criadores de Ovinos e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Ovinopar/Arco). Na oportunidade, o proprietário do frigorífico Frigoville, Augusto Lopata, esteve presente. A expectativa é que o empreendimento localizado em Reserva comece a operar em outubro deste ano.
Programa municipal
O Programa Municipal de Fomento e Inovação Tecnológica na Produção de Ovinos para Indústria foi implementado pela atual gestão de Ipiranga a partir de uma parceria junto à Cooperativa dos Produtores de Ovinos e Caprinos dos Campos Gerais (Coopegera). Por meio de ações de monitoramento e qualificação, Ipiranga já começa a colher frutos dessa iniciativa.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Faustino Pereira Filho, a ovinocultura tem possibilitado uma ampliação na geração de renda para os trabalhadores rurais. “Atualmente, já temos uma ótima perspectiva para o futuro. Já temos vários produtores cadastrados nesse programa”, destacou Faustino, que também exaltou o novo frigorífico. “É muito importante ressaltar a importância deste novo empreendimento para Ipiranga e toda a região. É um empreendimento que vem de encontro com os projetos que são desenvolvidos por meio dessa parceria”, reforçou.