Palmeira é destaque nacional em eficiência administrativa
Capacidade de organizar as ações das políticas públicas com orçamento reduzido foi avaliada no anuário ‘Melhores Cidades’, publicada pela revista IstoÉ
Publicado: 06/07/2022, 22:40
Capacidade de organizar as ações das políticas públicas com orçamento reduzido foi avaliada no anuário ‘Melhores Cidades’, publicada pela revista IstoÉ
O município de Palmeira está entre as cidades de menor porte que apresentam maior eficácia na administração de verbas. A capacidade de organizar as ações das políticas públicas com orçamento reduzido foi avaliada no anuário ‘Melhores Cidades’, publicada pela revista IstoÉ. A pesquisa da Austin Rating – Agência Classificadora de Risco de Crédito, em parceria com a Editora Três, avaliou os indicadores fiscais considerando a capacidade de arrecadação dos 5.570 municípios brasileiros.
A análise se deu em três categorias, sendo municípios de grande, médio e pequeno porte. Palmeira, dentre as cidades de pequeno porte, ficou classificada em 48º das 50 melhores cidades que possuem organização administrativo-financeira, com eficácia na administração de verbas. Esta classificação positiva é devido ao controle das despesas e robustez na receita, onde se observa evidentemente o equilíbrio entre as receitas e despesas, que são os principais elementos do orçamento público, seguindo o previsto no plano plurianual.
A prefeitura observou, de 2020 para 2021, uma evolução positiva na gestão orçamentária e financeira, tendo um salto de 6,77% para 14,20% na arrecadação em relação às despesas, tendo uma perspectiva melhor ainda para 2022. Isso é resultado de investimentos em uma arrecadação qualificada e controle da despesa, tanto no volume de gastos, quanto na qualidade do gasto. Palmeira, sendo considerada um município de pequeno porte, se destacou na 48ª colocação a nível nacional em termos de eficácia de gestão orçamentária e financeira. Destaca-se ainda que, entre os 50 melhores rankeados, apenas 8 são do Paraná.
Outro setor de destaque em Palmeira é a geração de empregos. A Agência do Trabalhador de Palmeira atingiu a 11ª posição no ranking estadual de intermediação de trabalhadores, divulgado pela Secretaria da Família, Justiça e Trabalho do Paraná. Os dados analisados foram contabilizados do mês de janeiro ao mês de junho de 2022. De acordo com o ranking, Palmeira conquistou a primeira posição na região dos Campos Gerais.
Com informações da Assessoria de Imprensa