Irati terá audiência sobre a Nova Ferroeste nesta sexta
Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático
Publicado: 25/05/2022, 17:15
Debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático
O município de Irati sediará, nesta sexta-feira (27) uma audiência pública a respeito da Nova Ferroeste. O debate está marcado para as 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque Aquático. A iniciativa faz parte de uma série de audiências solicitadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). Em Irati, deverão participar representantes das cidades de Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Porto Amazonas.
Na oportunidade, serão discutidos os impactos ambientais do projeto de aproximadamente 1,3 mil quilômetros de extensão e as medidas de compensação da fauna e da flora. Os trilhos serão utilizados para escoamento de toneladas de soja, milho e proteína animal, com captação de cargas de outros países, seguindo para o Porto de Paranaguá. Este será o segundo maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País, projeto pensado para o desenvolvimento econômico do Estado.
Entre os conteúdos abordados estarão os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com mais de 3 mil páginas. Para o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, essa é uma das etapas mais importantes do empreendimento. “É quando os estudos são abertos para a sociedade, que vai poder trazer as suas contribuições. Dessa maneira teremos certeza de que estamos realizando o melhor projeto do ponto de vista socioambiental”, afirma.
A Nova Ferroeste vai percorrer 49 municípios, sendo oito no Mato Grosso do Sul e 41 no Paraná. Além de Irati, haverá encontros nas cidades de Dourados (MS), Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava. A escolha do Ibama levou em conta a disposição geográfica dos municípios ao longo do traçado e as interferências ambientais.
Com informações da Agência Estadual de Notícias