Prefeitura de Irati reforça pedido pelo Contorno Leste
Objetivo das obras é melhorar o fluxo de veículos da BR-153, no trecho que percorre o bairro Vila São João
Publicado: 08/10/2021, 15:13
Objetivo das obras é melhorar o fluxo de veículos da BR-153, no trecho que percorre o bairro Vila São João
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, e a vice-prefeita, Ieda Waydzik, estiveram no escritório do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). O encontro também teve a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) e seu assessor e ex-secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Dagoberto Waydz.
Na presença do superintendente do DNIT do Paraná, Hélio Gomes da Silva Junior, foi reforçado o pedido de continuidade na tramitação do processo pela implantação do Contorno Leste em Irati. O objetivo da construção da rodovia de 16 quilômetros, que ligará a BR-277 próximo à sede do Iapar e sairá no bairro Riozinho, na PR-364, é o descongestionamento do trânsito da BR-153 no trecho que percorre o bairro Vila São João.
De acordo com Derbli, o diálogo teve um resultado positivo. “Já houve um avanço significativo no projeto, que já foi incluído no cronograma de ações do Governo Federal. É uma proposta imprescindível para a cidade”, disse o chefe do Executivo em entrevista concedida ao Grupo aRede nesta sexta-feira (8). “Para conseguir uma obra deste porte, é necessário vencer várias etapas. A ideia é que a licitação seja aberta já no ano que vem”, explicou.
Gomes discorreu sobre a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Ele disse que a obra é viável e, extremamente, necessária. O superintendente também afirmou que fará o possível para agilizar a tramitação e dar sequência ao processo. A deputada Leandre também avaliou a importância do projeto.
“Esta será uma grande conquista para a região de Irati. O trânsito está bastante congestionado no Bairro São João, que é o trecho da BR-153. Essa obra, quando executada, causará um alívio não só para os moradores de Irati, mas também para os usuários das rodovias BR-153 e BR-277”, concluiu.