Com comércio fechado, Palmeira terá toque de recolher | aRede
PUBLICIDADE

Com comércio fechado, Palmeira terá toque de recolher

Prefeito Edir Havrechaki fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (3)

Prefeito Edir Havrechaki fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (3)
Prefeito Edir Havrechaki fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (3) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito Edir Havrechaki fez o anúncio na manhã desta sexta-feira (3)

A permanência do comércio fechado e aplicação do toque de recolher no município serão medidas da administração municipal para conter a pandemia do coronavírus em Palmeira. O anúncio foi feito no Noticiário P7, da Rádio Ipiranga desta sexta-feira (03) com a presença do Prefeito Edir Havrechaki, o Procurador Geral do Município Fernando Maciel e a Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmeira (ACIP) Telma Albach Margraf.

Eles estiveram pela manhã desta sexta (03) em uma reunião com representantes da Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Finanças, Procuradoria Jurídica, Ministério Público, Câmara de Vereadores e ACIP. “A decisão que nós tivemos lá será por coerência seguir as orientações técnicas do Estado. Talvez não fosse o que os comerciantes queriam ouvir nesse momento, mas nós vamos manter ainda o isolamento horizontal, o isolamento social e o fechamento do comércio de serviços não essenciais nesta próxima semana”, afirmou o Prefeito de Palmeira.

Edir contou que na próxima quinta-feira (09) haverá uma nova reunião em que será reavaliada a questão. Esta decisão segundo ele veio ao encontro da situação epidemiológica do município. Além do caso confirmado e outro em investigação, a informação da Vigilância Epidemiológica é de que existem 76 pacientes com síndromes respiratórias/gripais em monitoramento, sendo que 15 já receberam alta do isolamento domiciliar; 55 casos de monitoramento por viagens ao exterior e interestadual, destes 26 já foram liberados. Outro dado apresentado pela Secretaria de Saúde do município é a circulação constante de pessoas fora de Palmeira em virtude das rodovias BR 277 e PR 151 e o crescente número de crianças, adolescentes e idosos vindo de cidades vizinhas para área do interior realizar a quarentena.

Isolamento horizontal

Através de um decreto municipal, Palmeira está em isolamento horizontal desde o dia 23 de março. Edir lembrou durante a entrevista que os números da covid-19 são subestimados, uma vez que só são realizados exames em pacientes com sintomas respiratórios agudos. “Para mim é uma decisão muito difícil. Embora estejamos pautados em uma decisão técnica orientada pela Organização Mundial da Saúde, pelo Ministério Público e Secretaria de Saúde. Temos vários exemplos de cidades que não tomaram as devidas precauções quando necessárias e depois tiveram um número de mortes bastante elevado ou até mesmo daquele prefeito da Itália que viralizou pedindo desculpas por ter minimizado a pandemia e quando foi tomar as atitudes era tarde demais”, lembrou Havrechaki.

Comércio

A situação crítica do comércio foi destacada pelo Prefeito e pela Presidente da ACIP. Edir disse que reconhece as dificuldades enfrentadas pelo setor. “Sei que o comércio está sofrendo, o poder público também vai sofrer. Mas nós vamos ter que nos adequar a este momento e depois junto com todas as medidas que o governo federal e estadual e municipal vão adotar para minimizar a crise econômica. Aí sim será uma forma de mais união para possamos depois retomar a economia”, falou ele.

Telma destacou durante participação ao Noticiário P7 que todos as medidas possíveis foram debatidas na reunião. Como presidente da ACIP e empresária, ela falou sobre a complexidade deste cenário e se desculpou com comerciantes que esperavam a abertura dos estabelecimentos a partir da próxima semana. “Ponderamos todas as questões e chegamos à conclusão que realmente é preciso seguir por mais uma semana para evitar aglomerações. E por mais que tenha o questionamento que alguns setores estão aglomerando pessoas, serão instruídos e intensificados sobre a questão de comércios com aglomerações para que isso não ocorra e que fiquem em casa. Acatamos a decisão e pedimos desculpas, claro, para o comércio que estava esperando que pudesse abrir com as restrições e seguindo as questões de higiene”

Toque de recolher

Durante a entrevista o Procurador Geral do Município explicou como será o toque de recolher em Palmeira. Segundo ele, a medida valerá a partir de amanhã (04) e o horário para restrição de pessoas nas ruas será das 22h às 5h. Ele lembrou que há exceções, como por exemplo, entregadores de delivery e pessoas que transitarão indo ou voltando para o trabalho. “Talvez haja alguma resistência, porém essa medida é necessária para o momento devido o grande número de descumprimento das últimas regras estabelecidas”, disse o Procurador.

Edir explicou que esta ação será realizada pela Polícia Militar. “Por que o toque de recolher? Justamente pela dificuldade da Vigilância de fazer cumprir o decreto. Muitos bares e comércios de entretenimento estavam trabalhando a portas fechadas, mas com aglomeração de pessoas. A Polícia Militar vai ter autonomia para estar entrando, fechando efetivamente e mandar as pessoas embora”, disse ele.

O Prefeito também destacou a importância das medidas de prevenção. “O vírus está aqui, ele está sendo transmitido de uma maneira até comunitária, a transmissão já é comunitária no Brasil todo. Importante que as pessoas s conscientizem e tomem todas as precauções”.

Com informações da Rádio Ipiranga

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE