Mestre da Obra projeta alcançar 600 franquias vendidas em 2025
Franquia de locação para construção civil foi fundada em Ponta Grossa e hoje está presente em 25 estados e na capital federal, com mais de 225 lojas abertas
Publicado: 15/07/2025, 17:14

Uma das maiores franquias da área de locação para construção civil do Brasil está sediada em Ponta Grossa. Trata-se da Mestre da Obra, que já está presente em mais de 225 pontos abertos em todo o Brasil, mas que tem outras diversas em fase de implementação, totalizando mais de 550 franquias vendidas. Hoje, a Mestre da Obra está presente em 25 estados e mais no Distrito Federal, faltando apenas o Acre para chegar a todas as Unidades da Federação.
"Hoje nós estamos com mais de 550 regiões bloqueadas no Brasil. Esse ano, a meta é chegar a 600 regiões bloqueadas, com 300 lojas abertas no país"
Marco Borba, fundador da empresa e diretor-geral da franquia Mestre da Obra, recorda que chegou a Ponta Grossa no final dos anos 90, e começou a empreender, fazendo a assistência e a manutenção de equipamentos para construção civil. “Ao longo dos anos, vi a necessidade dos clientes, pedindo equipamentos, então senti que tinha um grande futuro na locação de equipamentos. Então comecei a comprar aos poucos esses equipamentos, e foi com as parcerias certas que a Mestre da Obra cresceu”, disse.
A empresa como locadora de equipamentos completou 26 anos em Ponta Grossa, enquanto que a franquia, a Mestre da Obra Franchising, está no mercado há cinco anos. “Eu tinha nove lojas próprias, em Castro, Balneário Camboriú, Itajaí, Tijucas, Porto Belo, Itapema. Aí eu criei um sistema de gerenciamento, onde eu vi que tinha um grande potencial de transformar a Mestre da Obra em franquias, vendendo algumas lojas próprias ao longo do tempo, ajustando os processos. Foi um trabalho de muito estudo, onde conseguimos evoluir e ter esse sucesso todo”, relata Borba. A meta, segundo ele, é fechar o ano com 600 franquias vendidas e 300 franquias abertas.
Essa fórmula de sucesso em todo o Brasil é justificado por uma série de fatores, explica Borba. “A primeira é o crédito, mas, além disso, o prazo de pagamento, preço, atendimento diferenciado por ser uma rede de franquia, assistência técnica, treinamento técnico, treinamento comercial, marketing... Com o que Mestre da Obra te entrega, o que você conseguiria em 10 anos, você consegue em dois. Então o ‘payback’, o retorno, é muito rápido”, afirma.
O fato de ser uma franquia nacional, com sede em Ponta Grossa, traz benefícios para a cidade, explica Borba, com a realização de eventos e treinamentos, e a vinda de empresários e franqueados de todo o Brasil, movimentando o comércio e o setor hoteleiro local. “A Mestre da Obra hoje possui o espaço de treinamento na cidade, então é um espaço muito bacana, bem organizado, onde nós recebemos os franqueados”, conclui.