Veja 5 truques para manter lençóis limpos e frescos por mais tempo
Publicado por Lucas Veloso
Nada melhor que deitar em uma cama confortável, limpa e cheirosa depois de um dia atribulado, não é mesmo? Para isso, é fundamental cuidar dos lençóis e evitar o acúmulo de mofo e bactérias. Felizmente, existem alguns truques que ajudam a deixar a roupa de cama limpa e fresca por mais tempo.
FOTO: Getty Images.
Como manter lençóis limpos e frescos por mais tempo
- Trocar semanalmente o conjunto de lençol.
- Utilizar sabão em pó na lavagem.
- Estender bem o lençol após a lavagem.
- Usar vinagre de álcool.
- Arejar a cama.
FOTO: Getty Images.
Em entrevista ao Metrópoles, a personal organizer Juliana Vilela recomenda trocar o conjunto de lençol pelo menos uma vez por semana. A dica serve principalmente para os indivíduos que sofrem de alergia respiratória, como rinite e sinusite.
FOTO: Getty Images.
“O lençol trocado semanalmente ajuda a eliminar a gordura corporal que a gente deixa, ou seja, o suor”, explica a profissional.
FOTO: Getty Images.
O ideal é trocar lençóis e fronhas uma vez por semana
Em relação à lavagem, é importante dar preferência ao uso do sabão em pó em vez do líquido, afirma Juliana Vilela. Isso porque esse tipo de produto tem mais aditivos químicos, tornando-se mais eficazes na remoção da gordura corporal que se acumula nos lençóis.
FOTO: Getty Images.
“Quando a máquina de lavar terminar de fazer a sua função, tire o lençol e dê uma boa sacudida para abrir as fibras. Depois, estende bem, principalmente lençóis de elástico. Na hora de guardar, tem que verificar se está bem seco porque se não vai dar um mau cheiro”, enfatiza a personal organizer.
FOTO: Getty Images.
Vinagre de álcool
De acordo com a personal organizer Juliana Vilela, o uso de vinagre de álcool ajuda a melhorar a lavagem de lençóis. Basta colocar meia tampa de vinagre de álcool no dispenser de amaciante da máquina.
FOTO: Getty Images.
“O vinagre ajuda a amaciar as fibras, eliminar odores de lençóis mal secos ou guardados por muito tempo e higienizar as peças. O cheiro do vinagre desaparece após a lavagem”, afirma Juliana.
FOTO: Getty Images.
Atenção!
Outra dica da personal organizer é deixar a cama “respirar” ao acordar. Ou seja, não se deve arrumá-la imediatamente depois de levantar.
FOTO: Getty Images.
“Abra as janelas do quarto para arejar e deixe o vento circular. Enquanto isso, você pode fazer outras coisas, como escovar os dentes, tomar um banho, vestir-se para a academia ou o trabalho, por exemplo”, sugere a profissional.
FOTO: Getty Images.
Para finalizar, Juliana recomenda passar uma água de passar nos lençóis e no cobertor, o que ajuda a desamassar as fibras. Caso não tenha, é possível comprá-la em lojas de departamento ou fazer a sua própria em casa, com água, álcool e amaciante. Informações: Metrópoles.