Muitas lagartixas aparecendo em sua casa? A ciência explica
Publicado por Lucas Veloso
Apesar de não ser uma criatura agradável aos olhos, as lagartixas são inofensivas e comuns de encontrar, dentro e fora de casa.
FOTO: Divulgação.
Geralmente localizadas em frestas e telhados, elas não fazem nenhum mal, mas podem indicar a presença de outras visitas “indesejadas”.
FOTO: Divulgação.
Dentro das casas, as lagartixas têm tudo que elas precisam, de alimento a abrigo contra predadores. Segundo o biólogo Fabiano Soares, elas podem encontrar uma fonte constante de comida nas residências.
FOTO: Divulgação.
Os mosquitos, traças, grilos, aranhas e até baratas pequenas são as presas desse lagarto, “um sinal indireto da presença de outros bichinhos pela casa”, descreve Soares.
FOTO: Divulgação.
Esses répteis podem entrar pelas janelas, portas, frestas e até mesmo pelo telhados, e são mais ativos à noite. Soares explica que, durante o dia, as lagartixas ficam escondidas atrás de móveis, cortinas ou mesmo forros.
FOTO: Divulgação.
Lagartixas são nocivas?
Esses répteis podem até te causar repulsa, porém, esse será o único mal causado. As lagartixas não são peçonhentas, nem mesmo atacam ou passam doenças diretamente aos seres humanos.
FOTO: Divulgação.
No entanto, como elas podem ser o sinal de outros insetos em casa, é válido procurar formas de evitar a entrada dessas pragas das quais esses répteis se alimentam.
FOTO: Divulgação.
O indicado por Soares é manter a casa limpa e vedada, uma vez que se os insetos não estiverem mais na casa, a lagartixa também não estará. Informações: Metrópoles.