WEBSTORIES

Anti-idade: veja alimentos que retardam o envelhecimento depois dos 50

Com o avanço da idade, o corpo passa naturalmente por mudanças que impactam a pele, os ossos, os músculos e o funcionamento de diversos órgãos.

FOTO: Divulgação.

A boa notícia é que, além de cuidados estéticos e acompanhamento médico, a alimentação pode ser uma grande aliada no processo de envelhecer com saúde e vitalidade.

FOTO: Divulgação.

Depois dos 50 anos, o organismo tende a produzir menos colágeno, sofrer mais com processos inflamatórios e apresentar maior risco de doenças crônicas.

FOTO: Divulgação.

É nesse cenário que entram os alimentos com potencial anti-idade, capazes de fornecer antioxidantes, vitaminas, minerais e compostos bioativos que protegem as células e favorecem a regeneração dos tecidos.

FOTO: Divulgação.

Peixes ricos em ômega 3, como salmão, sardinha e cavalinha, ajudam a combater inflamações silenciosas que aceleram o envelhecimento. Frutas vermelhas, como morango, amora e mirtilo, são fontes de antocianinas, potentes antioxidantes que protegem o cérebro e a pele.

FOTO: Divulgação.

Já o abacate oferece gorduras boas que favorecem a saúde cardiovascular e a produção hormonal.

FOTO: Divulgação.

Vegetais verde-escuros (como espinafre e couve) são ricos em magnésio, ferro e luteína, substância que protege os olhos e a pele. As oleaginosas, como castanhas e nozes, fornecem selênio e vitamina E, nutrientes com ação antioxidante e protetora contra o estresse oxidativo.

FOTO: Divulgação.

Além dos alimentos do dia a dia, ingredientes funcionais como cúrcuma (açafrão-da-terra), chá verde e cacau 70% também merecem destaque. Esses compostos contêm substâncias que ajudam a reduzir marcadores inflamatórios, estimulam a circulação e promovem a longevidade celular.

FOTO: Divulgação.

Por outro lado, o consumo frequente de ultraprocessados, excesso de açúcar, álcool e gorduras trans está associado ao envelhecimento precoce, por estimular a inflamação e aumentar o acúmulo de toxinas no organismo.

FOTO: Divulgação.

Envelhecer bem não é sobre parar o tempo, mas sim sobre dar ao corpo as ferramentas certas para que ele funcione da melhor forma possível. E pode ter uma certeza: isso começa, literalmente, pelo prato.

FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories