Como identificar um comportamento narcisista | aRede
PUBLICIDADE

Como identificar um comportamento narcisista

Transtorno pode estar presente em ambiente familiar, profissional e em relacionamento afetivo

Especialista em comportamento humano, aborda as origens e as principais características do perfil de uma pessoa narcisista
Especialista em comportamento humano, aborda as origens e as principais características do perfil de uma pessoa narcisista -

Mariele Alexandra Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O canal Viver Bem do Portal aRede, recebeu o Marcos Roberto Marcellino, especialista em comportamento humano, para conversar sobre um tema delicado e de grande relevância: a identificação e os impactos do comportamento narcisista nas relações pessoais. Marcos compartilhou suas percepções e conhecimentos sobre como esse comportamento, muitas vezes mascarado, que pode afetar profundamente a vida de quem convive com pessoas narcisistas.

A origem do termo, segundo ele, vem do Narciso, que se olhou no rio, viu sua figura e se encantou tanto a ponto de saltar no rio e se afogar. Assim, Marcos descreveu o perfil do narcisista como alguém com um ego inflado, que usa uma "máscara social" para capturar suas vítimas e suprir suas próprias carências emocionais. "O narcisista tem um vazio emocional, uma baixa autoestima e é inseguro", pontuou, esclarecendo que o narcisismo pode afetar tanto homens quanto mulheres, e que o comportamento narcisista pode ser confundido com traços de sociopatia ou psicopatia, os quais são ainda mais graves. Para identificar um narcisista é necessário um diagnóstico criterioso feito por um psiquiatra.

Ao abordar a origem do comportamento narcisista, Marcos explicou que ele pode ser resultado de traumas da infância ou de um ambiente familiar abusivo, com situações de abandono ou humilhação. “Ele leva para frente esse histórico, ou é uma questão neural, ou é uma questão psicológica, da falta mesmo dessa emoção chamada de empatia. Então as pessoas para ele são fontes de suprimentos. Ele vive numa superficialidade. Ele precisa dessa máscara social para mostrar para todo mundo que ele é uma pessoa de bom caráter”, explica o especialista.

Para isso, Marcos explica que ele utiliza da manipulação com as pessoas que se relaciona. “Então ele joga todo o encanto para as pessoas para conseguir conquistar. Depois que ele conquista, ele começa a buscar todo o suprimento que ele precisa, como tirar alguma coisa de você, te manipular, mentir, te trair e dissimular. Quando você descobre o ciclo e confronta, a guerra começou. Ele vai buscar de todas as formas virar o jogo, para você ser a errada da história”, explica.

VÍDEO
aRede.info
Especialista em comportamento humano, aborda as origens e as principais características do perfil de uma pessoa narcisista. Confira a entrevista com Marcos R... | Autor: aRede.info
  

Por fim, durante a entrevista, Marcos enfatizou a importância de apoiar as pessoas que enfrentam traumas emocionais, sejam eles originados na infância, em relacionamentos, ou em outras áreas da vida. Por isso, decidiu se especializar cada vez mais na área. "O principal motivo é exatamente apoiar as pessoas, equilibrá-las emocionalmente e mentalmente," afirmou. Ele destacou como traumas de infância, questões familiares, e até desafios profissionais podem deixar marcas profundas que, sem o devido cuidado, podem resultar em desequilíbrios emocionais significativos. Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o Facebook, Portal ou o Youtube do Grupo aRede.

PRÓXIMO EPISÓDIO – Na quarta-feira (28), a partir das 11h30, vai ao ar no Viver Bem a entrevista com o Cristiano Peracini, fundador da Barbearia Sabará. O assunto abordado será o visagismo na estética masculina. Confira!

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE