Educação integral e Centro Especializado são destaques em Ivaí
Jornada ampliada na rede municipal e projeto para atendimento qualificado dos alunos aproximam poder público da comunidade escolar; secretária traz série de ações da gestão
Publicado: 08/09/2025, 16:38

O Vamos Ler – Geração Digital deu sequência à série especial de entrevistas com secretários de Educação dos Municípios que integram o projeto do Grupo aRede e Instituto aRede em 2025. A 15ª participante foi a secretária de Ivaí, Ana Paula Dalzoto Salvadori, que falou sobre as ações já realizadas em quase dois anos de gestão e as projeções para os próximos períodos.
“Logo que a gente entrou, teve a ampliação de duas importantes escolas de Ivaí e a reforma das demais. Então, todo aquele apoio que precisa estrutural, físico, a gente tem, graças a Deus, com o apoio da Prefeitura Municipal. Na questão educacional também, a gente conta com a colaboração dos nossos professores, as equipes pedagógicas, o pessoal da SME, da Secretaria, trabalhando, buscando cada vez melhores resultados”, aponta a educadora, complementando que esses resultados já podem ser comemorados, como a nota de 7.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.
Outros investimentos também são destaques: uma obra já licitada na Escola Municipal Cristo Rei, com construção, ampliação, refeitório, cozinha, banheiros, necessidades estruturais que a instituição necessitava. Ana Paula elenca o projeto de construção de um consultório odontológico, além da de um anfiteatro municipal para valorização da cultura e, no setor de esportes, a obtenção de uma quadra poliesportiva.
A secretária também fala de uma das primeiras necessidades identificadas na gestão: a construção de um Centro Especializado de Atendimento, com recursos destinados de R$ 3 milhões para erguer o espaço que vista, entre outras necessidades, atender alunos do espectro autista (TEA). “Precisa ter um centro realmente especializado, que possa contar com psicopedagoga e mais profissionais”, elenca a educadora. “Então, para que as famílias tenham ali esse apoio, que não precisa se deslocar para outras cidades em busca desse apoio”, complementa a gestora.
Para fechar, Ana Paula fala sobre a aplicação de tempo integral a algumas turmas no município. “Eles têm café da manhã, lanche, almoço, lanchinho da tarde e saem jantados para ir para casa. Então, principalmente as comunidades mais carentes, os pais ficam tranquilos para poder trabalhar e saber que seus filhos estão bem cuidados na escola o dia todo”, conclui a secretária.
Vamos Ler amplia participação
O Vamos Ler, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede e Instituto aRede, chega a seu segundo ano em Ivaí, com um número ainda maior de atividades referentes à primeira participação dos educadores e alunos. E, para a secretária de Educação, o trabalho está sintonizado com a rede municipal. “Como eles sabem que tem uma abrangência maior, então, eles se dedicam muito, eles ficam ansiosos para poder estar gravando alguma coisinha, algum trabalhinho, para poder apresentar”, destaca Ana Paula sobre a adesão de educadores e alunos junto ao projeto.