Videoaula de Ziraldo engaja alunos em Imbituva
Produção do Vamos Ler sobre vida e obra de icônico autor contou com várias ações do quarto ano B da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, com pesquisas e entrevistas com cunho literário
Publicado: 15/08/2025, 07:20

O quarto ano B da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, da professora Eliete Camargo Heirich, desenvolveu um trabalho sobre a vida e obra do autor Ziraldo, por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema. A docente elenca que as atividades envolveram pesquisas e leituras das obras literárias do icônico escritor.
“O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos alunos, em um componente curricular sobre literatura e seus autores, onde os mesmos fazem escolhas na biblioteca escolar, ficando com o exemplar em sua posse até o término da leitura e, posteriormente, apresenta sua compreensão leitora, e características do determinado autor”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Eliete cita que a busca por livros despertou um grande interesse aos alunos que assistiram à videoaula e entenderam o legado que o ícone da literatura deixou. Para complementar, a professora elenca que além da leitura e apresentação da compreensão leitora, os alunos produziram textos sobre a vida e trajetória de Ziraldo.
“Ilustraram com capas dos livros escolhidos por eles; visitaram a biblioteca pública da cidade, onde foram em busca de diferentes exemplares do autor, que se encontra no acervo da mesma, finalizando por entrevistar a bibliotecária, a qual também é autora de livros de poemas, com o intuito de saber qual é a emoção de se tornar uma autora”, pontua a docente.
Por fim, a educadora avalia que a experiência das viagens imaginárias feitas a partir das obras de Ziraldo despertou ainda mais o gosto pela literatura e, também, a curiosidade de entender a criatividade de um autor em escrever seus sonhos, imaginação e deixar ricas histórias para um público de muita sede de aprendizagem. “Finalizado as produções textuais, colocaram no mural escolar, para que outros alunos possam conhecer também suas obras e fazer a leitura para conhecer ‘o eterno Ziraldo’”, conclui Eliete.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Professora Dolores Mendes Galvão clicando aqui.