Entrevistas abordam gênero textual ‘biografia’ em Ivaí
Trabalho no quarto ano A da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha deu sequência à atividade linguística, com protagonismo dos estudantes, ação comunicacional e ênfase na criatividade
Publicado: 05/08/2025, 07:25
O quarto ano A da Escola Municipal Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha, em Ivaí, da professora Elen Cris Guse Giovanetti, desenvolveu uma atividade no dia 4 de agosto que deu continuidade ao conteúdo ‘gênero textual biografia’, com a criação de uma entrevista. A docente aponta que cada aluno criou seu personagem, podendo ele ser imaginário ou existente.
“Foi uma atividade bem participativa e criativa para cada aluno. Realizamos a atividade sobre o gênero e seguimos para a escrita, onde os alunos realizaram a escrita detalhada do seu personagem. Após, realizaram a escrita de texto sobre seu personagem e, em seguida, realizamos o treino para a entrevista. A atividade aborda criatividade, imaginação, escrita e leitura, pois ensinar as crianças a criarem textos de personagem é uma atividade rica e significativa para o desenvolvimento da imaginação, da linguagem e da empatia”, destaca a educadora.
Elen pontua que, quando os alunos são incentivados a inventar personagens com nomes, características, sentimentos e histórias próprias, aprendem a ser expressar de forma mais criativa e organizar. Ainda, ao escrever sobre este personagem, relata a professora, a criança precisa pensar em detalhes, como aparência, personalidade, gostos e desafios enfrentados, estimulando o pensamento crítico, a construção de narrativas e a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que contribui para o desenvolvimento da empatia e compreensão das diferenças.
“Além disso, criar personagens ajuda a trabalhar a oralidade e a escrita de forma divertida. As crianças se sentem motivadas a contar histórias, a inventar aventuras e até a ilustrar suas criações, tornando o aprendizado mais leve e prazeroso. Trabalhar com textos de personagem também contribui para o domínio da estrutura narrativa: início, meio e fim. Elas aprendem a desenvolver cenários, conflitos e soluções, habilidades essenciais para qualquer tipo de produção textual no futuro”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Doutor Leopoldo Guimarães da Cunha clicando aqui.