Vida e obra de Cecília Meireles são destaques em Irati
Amplo trabalho sobre a autora no quarto ano C da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, com videoaula do Vamos Ler, permitiu trabalho literário, artístico e emocionante com os educandos
Publicado: 01/07/2025, 06:00

O quarto ano C da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, do professor Pablo Jonathan Prado, desenvolveu uma atividade nos dias 26 e 27 de junho dedicada a um grande nome da literatura brasileira, por meio de videoaulas do Vamos Ler – Geração Digital: a escritora, jornalista a e pintora Cecília Meireles. O docente destaca que o trabalho foi realizado na disciplina de Língua Portuguesa e, assim como na atividade anterior, sobre o autor Ziraldo, este trabalho em sala de aula também abordou aspectos artísticos.
“A ação teve início na quinta-feira com a exibição da videoaula presente na página do Portal aRede, intitulada ‘Videoaula apresenta vida e obra de Cecília Meireles’. No primeiro momento, foi realizada uma discussão acerca de quem era autora, perpassando questões como quem ela era, se conheciam alguma obra ou se já ouviram falar. Em seguida, foi exibida a videoaula. Quando perguntados acerca da autora, apenas uma estudante levantou a mão para ver se conhecia. Ela relatou que a sua tia contou sobre a autora para ela. No entanto, os demais demonstraram desconhecimento. Após a exibição, nenhum deles lembrou da autora”, aponta o educador.
GALERIA DE FOTOS
Pablo elenca que, contudo, demonstraram gostar bastante e notar muita profundidade em suas obras. Após a parte inicial, foram unidas duas sugestões de atividades presentes na videoaula. Na primeira, foi realizado um debate em sala acerca da função da arte em nossa vida, bem como uma passagem da autora para nortear a discussão: ‘Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre’.
“A partir dela (da passagem da autora), foram abordadas temáticas como o luto, a saudade, a alegria e os sentimentos humanos, tal como trazidos, como diz uma famosa frase atribuída a Leonardo da Vinci ‘A arte diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível’. Nessa discussão, um estudante relatou, com lágrimas nos olhos, a saudade de sua irmã e outros falaram de amigos, primos e pessoas que deixaram marcas. Todos os relatos foram de aspectos positivos”, complementa o professor.
Para fechar, o docente cita que foi proposta uma pesquisa acerca de um poema da autora, o qual deveria e foi recitado na última sexta-feira, 27 de junho. O educador elenca que os estudantes demonstraram animação e gostaram dos poemas, além de escolherem os poemas pelo conteúdo, rimas e a beleza narrada. “Ademais, recitaram com emoção e ânimo para conhecer uma autora nova. Diante disso, pode-se afirmar que foi uma atividade de sucesso, na qual eles puderam exprimir, a partir da análise da autora, seus sentimentos e conhecer nuances das intersecções entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte”, conclui Pablo.
Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.