VCG e Vamos Ler auxiliam em dinâmica de Castro sobre mobilidade urbana
Tema de videoaula da parceria entre projeto e concessionária foi ponto para estudos teóricos e conscientização prática com produções dos alunos do quarto ano B da Escola Estação do Tronco Professora Leonor Martins Sanchez
Publicado: 13/05/2025, 06:01

O quarto ano B da Escola Municipal Estação do Tronco Professora Leonor Martins Sanchez, em Castro, da professora Joceléia Iaros dos Santos, desenvolveu uma atividade a partir da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Viação Campos Gerais (VCG), sobre mobilidade urbana. A docente destaca os principais tópicos da proposta.
“Os alunos embarcaram em uma experiência educativa transformadora ao refletirem sobre a mobilidade urbana sob uma ótica muito especial: o respeito no transporte público, com ênfase no uso correto dos assentos prioritários. A iniciativa partiu da professora Joceléia, que a partir dos materiais fornecidos pelo jornal Vamos Ler, em parceria com a VCG, retrata de forma clara e sensível a rotina de usuários de ônibus e a importância de atitudes cidadãs no dia a dia coletivo”, aponta a educadora.
Joceléia também cita a importância do uso do transporte coletivo que, por meio do material audiovisual, serviu como ponto de partida para reflexões profundas sobre empatia, responsabilidade e convivência urbana. A partir desse estímulo, os educandos passaram a interpretar o cotidiano dos passageiros, observando e discutindo quem tem direito aos assentos prioritários, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, e porque é essencial garantir esse respeito.
GALERIA DE FOTOS
“Com criatividade e olhar atento, as crianças produziram vídeos autorais encenando situações reais e ideais dentro dos ônibus, propondo atitudes positivas, como ceder o lugar, ser gentil, respeitar o espaço do outro e colaborar com o bem-estar coletivo. Além de promover o entendimento da mobilidade urbana, o projeto também desenvolveu nos estudantes habilidades essenciais como trabalho em equipe, expressão corporal, produção audiovisual, escuta ativa e senso de cidadania”, relata a docente.
Para complementar, a docente traz o relato da aluna Lívia. “Eu aprendi que, mesmo sendo criança, posso ajudar a deixar a cidade melhor só com atitudes simples. Ceder o lugar no ônibus pode mudar o dia de alguém”, destaca a estudante. A culminância da atividade foi marcada pela apresentação dos vídeos em sala, criando um espaço de troca e reconhecimento mútuo.
“Com essa proposta, a professora Joceléia fortaleceu o compromisso da escola com uma educação cidadã, ética e humanizadora, preparando os alunos não só para o futuro, mas para serem agentes de transformação desde agora. O projeto do quarto ano B nos convida a repensar nossos hábitos e a valorizar o papel de cada um na construção de uma cidade mais justa, respeitosa e acolhedora para todos — começando por algo simples, mas poderoso: o respeito dentro do ônibus”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Estação do Tronco Professora Leonor Martins Sanchez clicando aqui.