Turma de Irati investiga distâncias do Sistema Solar | aRede
PUBLICIDADE

Turma de Irati investiga distâncias do Sistema Solar

Aula expositiva no parque da vila que abriga a Escola Rosalina Cordeiro de Araújo trouxe conhecimento prática da imensidão cósmica, pela distância proporcional e em escala dos planetas, junto aos alunos do quarto ano A

Método prático ampliou entendimento sobre questões astrônomicas
Método prático ampliou entendimento sobre questões astrônomicas -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O quarto ano A da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, em Irati, da professora Lidiane Bobrovicz Holzapfel, desenvolveu um trabalho no dia 8 de abril, juntamente com as turmas B e C do mesmo ano, uma atividade expositiva referente ao Sistema Solar no parque da vila onde se encontra a instituição de ensino. A docente comenta os principais aspectos da proposta.

“A aula teve como objetivo aprimorar os conhecimentos referentes aos principais componentes do Sistema Solar, com foco especial nas distâncias relativas entre os planetas em relação ao Sol e entre si. Buscou-se despertar o interesse dos alunos pela astronomia e proporcionar uma noção de escala espacial”, aponta a educadora.

Lidiane elenca que, durante a aula, o destaque foi a distância entre os planetas, enfatizando que elas não são proporcionas e aumentam consideravelmente à medida que nos afastamos do Sol. Assim, para fazer essa representação, usou-se uma analogia em linha reta, confeccionada em papel, representando o Sistema Solar em escalada reduzida, onde os alunos visualizaram melhor o espaçamento entre os planetas.

GALERIA DE FOTOS

  • Educandos puderam participar ativamente do processo.
    Educandos puderam participar ativamente do processo.
  • Educandos puderam participar ativamente do processo.
    Educandos puderam participar ativamente do processo.
  

“No decorrer da aula foi discutida a dificuldade de representar essas distâncias em uma maquete ou desenho convencional, devido à diferença de escala entre os planetas mais próximos, como Mercúrio e Vênus, e os mais distantes, como Urano e Netuno”, complementa a professora.

Por fim, a docente elenca a participação atividade dos alunos por meio de perguntas e respostas, além da representação de cada componente, onde alguns alunos representaram o Sol, a Lua e os oito planetas que compõe o Sistema Solar.

“A aula proporcionou uma visão ampla de tudo aquilo que já havia sido trabalhado em sala de aula. Os alunos demonstraram curiosidade e interesse, compreendendo que o espaço entre os corpos celestes é imenso e que mesmo os planetas mais próximos estão separados por milhões de quilômetro”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo clicando aqui.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right