PUBLICIDADE

Uso racional da água é destaque em Carambeí

Em virtude do Dia Mundial do recurso hídrico, quinto ano B da Escola Theresa Gaertner Seifarth pôde desenvolver trabalho diferenciado, como gráfico do consumo familiar e métodos de racionalização

Açõs contribuíram de forma efetiva para cuidados com o recurso
Açõs contribuíram de forma efetiva para cuidados com o recurso -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O quinto ano B da Escola Municipal Theresa Gaertner Seifarth, em Carambeí, da professora Elvira Araújo, desenvolveu uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, ressaltando a importância deste bem e seu consumo consciente para existência e permanência da vida no planeta. A docente cita que a data é para refletir sobre a preservação dos recursos hídricos, sendo algo renovável, que pode acabar, o que acarreta na importância de conscientizar os alunos.

“Iniciou-se o trabalho com uma roda de conversa sobre o tema água, identificando quais os indicadores que evidenciam o problema de falta de água no mundo, relacionando as questões sociais, ambientais e tecnológicas associadas aos problemas causados ao meio ambiente. O tema foi abordado de forma interdisciplinar, Português, Matemática, Geografia e Arte, enfatizando o uso da água como um bem imprescindível a todos os seres vivos: na alimentação, na higiene, lazer, etc.”, aponta a educadora.

Elvira também destaca que ao som da música de Guilherme Arantes, Planeta Água, os alunos observaram imagens de rios, cachoeiras, entre outros, solicitando ao alunos um desenho para ilustrar o texto. Houve a construção de um gráfico, registrando e comparando o histórico de consumo da família e cada aluno por meio da fatura levada para sala de aula. A professora complementa que foi ressaltada a importância de economizar água, elaborando frases com dicas, propondo soluções para reduzir o consumo de água nas atividades doméstica, como por exemplo banho, lavar louças e roupas.

“Em seguida, expôs-se os trabalhos no mural da escola. Finalmente, os alunos assistiram ao vídeo ‘Poupe Água’ (Cesan), produziram coletivamente um poema e recitaram. Os alunos entenderam a importância de colocar algumas atitudes em prática e evitar o desperdício da água, contribuindo assim para que a mesma não falte no futuro”, conclui a docente.

Acesse o blog escolar da Escola Theresa Gaernter Seifarth clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE