PUBLICIDADE

Sustentabilidade é tema de dinâmicas práticas em turma de PG

Estudando sobre misturas homogêneas e heterogêneas, a turma do quarto ano da Escola Marly Chiafitela compreendeu como o descarte de inadequado substâncias pode ser prejudicial ao meio ambiente

A dinâmica mobilizou a turma, que compreendeu a importância do cuidado com o meio ambiente
A dinâmica mobilizou a turma, que compreendeu a importância do cuidado com o meio ambiente -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do quarto ano A da Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiafitela, orientados pela professora Jeniffer Lourene Turek, desenvolveram uma sequência didática com atividades referentes ao conteúdo de ciências da natureza, abordando as misturas homogêneas e heterogêneas. Segundo a docente, o objetivo era de que os estudantes compreendessem os aspectos visuais dos componentes de uma mistura, fossem capazes distinguir e classificar misturas homogêneas e heterogêneas e analisar substâncias comuns do cotidiano na formação de misturas.

As atividades tiveram início com textos informativos, retirados da internet, e com auxílio do livro didático. Em seguida, um debate em sala foi organizado pela professora abordando misturas que são mais comuns no dia a dia dos educandos. “Abordei a sustentabilidade explicando que o óleo não se mistura com a água e que é muito prejudicial ao meio ambiente se não for descartado da forma correta. Surgiu então a ideia de produzir com os alunos uma receita de sabão ecológico”, comentou Jeniffer.

Os alunos também fizeram pesquisas e reuniram ideias para colocarem em prática e trouxeram de casa óleo usado e uma caixa de leite para ser feita de forma para o sabão. Com os materiais em mãos, a turma preparou a receita. Para finalizar, os alunos realizaram atividades relacionadas e produziram um texto coletivo.

“Este trabalho foi de extrema importância para os alunos poderem perceber que podemos ter um consumo consciente e preservar o meio ambiente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Através destes dias de debate e estudo, os alunos conseguiram aprender de forma lúdica e transmitir para suas famílias e toda comunidade escolar”, complementou a professora.

Acesse o blog da Escola Marly Chiafitela

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE