PUBLICIDADE

Vamos Ler conclui edição de 2023 com série de novidades e amplo trabalho

Projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede chegou a sua 16ª edição com recorde de produções no Portal aRede e Jornal da Manhã, além de avançar de conteúdos proporcionados às turmas

Descontração, interação e muito aprendizado marcaram o 16º ano de aplicação do projeto no Paraná
Descontração, interação e muito aprendizado marcaram o 16º ano de aplicação do projeto no Paraná -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O Vamos Ler – Geração Digital encerra mais uma edição de sucesso ao unir mídia e novas tecnologias com a educação das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná. Em seu 16ª ano de aplicação em 2023, foram 15 municípios participantes: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Ipiranga, Guamiranga, Reserva, Imbaú e Ortigueira.

Somam-se as tradicionais escolas particulares ponta-grossense que estão há seis anos no projeto, casos do Sagrada Família, Colégio Sepam e Colégio Integração. Em 2023, duas novas instituições da rede privada aderiram ao Vamos Ler: os Sagradas Famílias de Palmeira e Ipiranga. A Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), de Ponta Grossa, é outro estabelecimento de ensino que há anos complementa o quadro de ações do projeto.

Neste ano, sobressaíram-se as parcerias com empresas privadas para a produção de videoaulas diversificadas sobre temas como meio ambiente, saúde, comportamento, entre outros. Integraram a edição neste sentido o Instituto Mundo Melhor (IMM), Unimed Ponta Grossa, Continental e Tetra Pak. Outros parceiros contribuíram com o maior projeto do seu segmento, como a Copel, Governo do Estado do Paraná, Lojas MM e Parque Vila Velha.

Em 2023, duas propostas especiais movimentaram os 200 anos de Jaguariaíva e Ponta Grossa. Nesta última cidade, uma parceria com o Museu Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), contribuiu para conteúdos históricos, como por exemplo a página ‘Fragmentos’, publicada diariamente no Jornal da Manhã e Portal aRede, além das visitas guiadas ao Museu. Em ambos os casos, cada concurso premiou as melhores fotos, vídeos e textos.

Para complementar, o tradicional Concurso de Blogues Escolares 2023 distribuiu mais de 250 prêmios para todos os participantes, ampliando ainda mais o alcance do Vamos Ler – Geração Digital que atingiu um número superior a 10 mil alunos.

.

INOVAÇÃO

Recursos ampliaram participação neste ano

A edição de 2023 do Vamos Ler – Geração Digital teve como principal ponto o uso dos recursos disponibilizados pelo projeto para professores e alunos em sala de aula. Destaca-se, principalmente, a utilização das videoaulas, tanto com os parceiros, como assuntos debatidos pela própria iniciativa do Grupo aRede. Os exemplares físicos e impressos do Jornal da Manhã também tiveram grande destaque, assim como reportagens do Portal aRede e páginas do Anuário Caminhos dos Campos Gerais. Os tradicionais blogs escolares também ganharam um contorno ainda mais presente nas classes, mostrando na íntegra o trabalho realizado por professores e alunos. Tudo isso divulgado nas plataformas do Vamos Ler – Geração Digital.

.

MUNICÍPIOS

O tradicional Concurso de Blogues Escolares do Vamos Ler – Geração Digital consolidou o sucesso de premiações que vêm desde 2017. Neste ano, não foi diferente: com recorde de participações, os grandes vencedores representaram muito bem a maior edição do projeto em 16 anos.

.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE