Vamos Ler conclui edição de 2023 com série de novidades e amplo trabalho | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler conclui edição de 2023 com série de novidades e amplo trabalho

Projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Grupo aRede chegou a sua 16ª edição com recorde de produções no Portal aRede e Jornal da Manhã, além de avançar de conteúdos proporcionados às turmas

Descontração, interação e muito aprendizado marcaram o 16º ano de aplicação do projeto no Paraná
Descontração, interação e muito aprendizado marcaram o 16º ano de aplicação do projeto no Paraná -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Vamos Ler – Geração Digital encerra mais uma edição de sucesso ao unir mídia e novas tecnologias com a educação das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná. Em seu 16ª ano de aplicação em 2023, foram 15 municípios participantes: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Palmeira, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro, Teixeira Soares, Imbituva, Ipiranga, Guamiranga, Reserva, Imbaú e Ortigueira.

Somam-se as tradicionais escolas particulares ponta-grossense que estão há seis anos no projeto, casos do Sagrada Família, Colégio Sepam e Colégio Integração. Em 2023, duas novas instituições da rede privada aderiram ao Vamos Ler: os Sagradas Famílias de Palmeira e Ipiranga. A Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), de Ponta Grossa, é outro estabelecimento de ensino que há anos complementa o quadro de ações do projeto.

Neste ano, sobressaíram-se as parcerias com empresas privadas para a produção de videoaulas diversificadas sobre temas como meio ambiente, saúde, comportamento, entre outros. Integraram a edição neste sentido o Instituto Mundo Melhor (IMM), Unimed Ponta Grossa, Continental e Tetra Pak. Outros parceiros contribuíram com o maior projeto do seu segmento, como a Copel, Governo do Estado do Paraná, Lojas MM e Parque Vila Velha.

Em 2023, duas propostas especiais movimentaram os 200 anos de Jaguariaíva e Ponta Grossa. Nesta última cidade, uma parceria com o Museu Campos Gerais e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), contribuiu para conteúdos históricos, como por exemplo a página ‘Fragmentos’, publicada diariamente no Jornal da Manhã e Portal aRede, além das visitas guiadas ao Museu. Em ambos os casos, cada concurso premiou as melhores fotos, vídeos e textos. 

Para complementar, o tradicional Concurso de Blogues Escolares 2023 distribuiu mais de 250 prêmios para todos os participantes, ampliando ainda mais o alcance do Vamos Ler – Geração Digital que atingiu um número superior a 10 mil alunos. 

.

INOVAÇÃO

Recursos ampliaram participação neste ano

A edição de 2023 do Vamos Ler – Geração Digital teve como principal ponto o uso dos recursos disponibilizados pelo projeto para professores e alunos em sala de aula. Destaca-se, principalmente, a utilização das videoaulas, tanto com os parceiros, como assuntos debatidos pela própria iniciativa do Grupo aRede. Os exemplares físicos e impressos do Jornal da Manhã também tiveram grande destaque, assim como reportagens do Portal aRede e páginas do Anuário Caminhos dos Campos Gerais. Os tradicionais blogs escolares também ganharam um contorno ainda mais presente nas classes, mostrando na íntegra o trabalho realizado por professores e alunos. Tudo isso divulgado nas plataformas do Vamos Ler – Geração Digital.

.

MUNICÍPIOS

O tradicional Concurso de Blogues Escolares do Vamos Ler – Geração Digital consolidou o sucesso de premiações que vêm desde 2017. Neste ano, não foi diferente: com recorde de participações, os grandes vencedores representaram muito bem a maior edição do projeto em 16 anos.

.

AMPLA TRAJETÓRIA

Junto com Jaguariaíva, Carambeí é o mais tradicional município da região dos Campos Gerais em questões de participações do Vamos Ler, aderindo ao projeto no início do modelo ‘Geração Digital’, em 2017. Neste ano, os grandes premiados do Concurso de Blogues Escolares foram novamente da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, com vitória do quinto ano C da professora Maderli Ferreira.
AMPLA TRAJETÓRIA Junto com Jaguariaíva, Carambeí é o mais tradicional município da região dos Campos Gerais em questões de participações do Vamos Ler, aderindo ao projeto no início do modelo ‘Geração Digital’, em 2017. Neste ano, os grandes premiados do Concurso de Blogues Escolares foram novamente da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa, com vitória do quinto ano C da professora Maderli Ferreira. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
RESULTADOS CONCRETOS

Parceiro de longa data do projeto Vamos Ler, Castro teve o segundo maior número de produções de 2023, apenas atrás de Ponta Grossa. Em outras palavras, excluindo a maior cidade da região, a rede municipal castrense foi a maior produtora da história do projeto em 16 anos. Os vencedores no Concurso foram os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo de Cercado da professora Rosaine Sheleidres.
RESULTADOS CONCRETOS Parceiro de longa data do projeto Vamos Ler, Castro teve o segundo maior número de produções de 2023, apenas atrás de Ponta Grossa. Em outras palavras, excluindo a maior cidade da região, a rede municipal castrense foi a maior produtora da história do projeto em 16 anos. Os vencedores no Concurso foram os alunos do quinto ano A da Escola Municipal do Campo de Cercado da professora Rosaine Sheleidres. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
NÚMEROS EXPRESSIVOS

A maior proporção de participação por habitantes de todos os municípios participantes em 2023 do Vamos Ler foi Fernandes Pinheiro. Com uma incrível marca de trabalhos diversificados, a rede de ensino conseguiu este grande destaque e proporcionou um Concurso disputado que premiou o quarto ano da Escola Municipal do Campo Presidente Costa e Silva da professora Jéssica Naiane Severino da Maia.
NÚMEROS EXPRESSIVOS A maior proporção de participação por habitantes de todos os municípios participantes em 2023 do Vamos Ler foi Fernandes Pinheiro. Com uma incrível marca de trabalhos diversificados, a rede de ensino conseguiu este grande destaque e proporcionou um Concurso disputado que premiou o quarto ano da Escola Municipal do Campo Presidente Costa e Silva da professora Jéssica Naiane Severino da Maia. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
EVOLUÇÃO EM CURSO

A oitava premiação do Vamos Ler neste ano ocorreu em Guamiranga. O município, que participa pela segunda vez do projeto, foi outro que teve aumento no número de produções e uma acirradíssima competição no Concurso, o que rendeu ao quarto ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates da professora Ana Paula Floriano a honra de representar a rede municipal de ensino.
EVOLUÇÃO EM CURSO A oitava premiação do Vamos Ler neste ano ocorreu em Guamiranga. O município, que participa pela segunda vez do projeto, foi outro que teve aumento no número de produções e uma acirradíssima competição no Concurso, o que rendeu ao quarto ano A da Escola Municipal Professora Izélia Santina Marconato Prates da professora Ana Paula Floriano a honra de representar a rede municipal de ensino. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
AVANÇO NAS PRODUÇÕES

Em sua segunda participação no projeto Vamos Ler, Imbaú contou com uma ampla adesão da rede municipal de ensino e consolidou a união das mídias e educação junto às novas tecnologias durante a execução do trabalho. Todo este aparato pôde ser conferido por meio da premiação do quarto ano B da Escola Municipal Júlia Wanderley da professora Silvana Batista Barreto.
AVANÇO NAS PRODUÇÕES Em sua segunda participação no projeto Vamos Ler, Imbaú contou com uma ampla adesão da rede municipal de ensino e consolidou a união das mídias e educação junto às novas tecnologias durante a execução do trabalho. Todo este aparato pôde ser conferido por meio da premiação do quarto ano B da Escola Municipal Júlia Wanderley da professora Silvana Batista Barreto. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
EQUIPE ENGAJADA

O município foi um dos poucos participantes a atingir a marca de ter toda a rede municipal de ensino participando do projeto Vamos Ler, com ampla utilização das mídias digitais e conteúdos do projeto. O local foi o palco inicial das premiações do Concurso de Blogues em 2023. A classe vencedora em Ipiranga foi o 5° ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão.
EQUIPE ENGAJADA O município foi um dos poucos participantes a atingir a marca de ter toda a rede municipal de ensino participando do projeto Vamos Ler, com ampla utilização das mídias digitais e conteúdos do projeto. O local foi o palco inicial das premiações do Concurso de Blogues em 2023. A classe vencedora em Ipiranga foi o 5° ano A da Escola Rural Municipal Indalécio Lemes Galvão. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
COMPETÊNCIA COMPROVADA

Sempre entre os primeiros no número de envios, Jaguariaíva é, conjuntamente com Carambeí, o munícipio mais longevo do Vamos Ler, estando em sua sétima participação. Como de praxe, a rede municipal de ensino deu um show nos trabalhos, o que rendeu o primeiro prêmio a um professor no Concurso: Francisco Moreno da Silva Netto, do quinto ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado.
COMPETÊNCIA COMPROVADA Sempre entre os primeiros no número de envios, Jaguariaíva é, conjuntamente com Carambeí, o munícipio mais longevo do Vamos Ler, estando em sua sétima participação. Como de praxe, a rede municipal de ensino deu um show nos trabalhos, o que rendeu o primeiro prêmio a um professor no Concurso: Francisco Moreno da Silva Netto, do quinto ano B da Escola Municipal Dalva de Azevedo Delgado. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
MUNICÍPIO CONSOLIDADO

Desde 2021 participando do projeto, Ortigueira conquistou os melhores resultados de sua rede municipal de ensino em número de produções e participação em 2023. Com uma adesão orgânica e valorização tanto da área rural, quanto urbana, a premiação do quarto ano Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa da professora Solange da Silva mostrou o comprometimento local.
MUNICÍPIO CONSOLIDADO Desde 2021 participando do projeto, Ortigueira conquistou os melhores resultados de sua rede municipal de ensino em número de produções e participação em 2023. Com uma adesão orgânica e valorização tanto da área rural, quanto urbana, a premiação do quarto ano Escola Municipal do Campo Libertação Camponesa da professora Solange da Silva mostrou o comprometimento local. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
RESPONSABILIDADE NO ENSINO

O município participou pelo segundo ano do projeto Vamos ler e viu o engajamento de seus educadores e alunos crescer substancialmente, com uma rica utilização dos recursos do projeto e uma acirrada disputa no Concurso de Blogues Escolares. A turma vencedora foi o 5° ano B da Escola Municipal Integral Nossa Senhora do Rocio, orientada pela professora Daiana Bach.
RESPONSABILIDADE NO ENSINO O município participou pelo segundo ano do projeto Vamos ler e viu o engajamento de seus educadores e alunos crescer substancialmente, com uma rica utilização dos recursos do projeto e uma acirrada disputa no Concurso de Blogues Escolares. A turma vencedora foi o 5° ano B da Escola Municipal Integral Nossa Senhora do Rocio, orientada pela professora Daiana Bach. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
AMPLITUDE DE IDEIAS

Quem também conta com uma longa e profícua trajetória dentro do Vamos Ler é a rede municipal de Piraí do Sul. Como exemplo de outros municípios, 2023 foi ano de recordes em número de produções e adesão da rede de ensino. Para prestigiar e representar educadores e educandos, o Concurso premiou o quinto ano da Escola Rural Municipal Pedro Solek da professora Bruna da Silva Barreto.
AMPLITUDE DE IDEIAS Quem também conta com uma longa e profícua trajetória dentro do Vamos Ler é a rede municipal de Piraí do Sul. Como exemplo de outros municípios, 2023 foi ano de recordes em número de produções e adesão da rede de ensino. Para prestigiar e representar educadores e educandos, o Concurso premiou o quinto ano da Escola Rural Municipal Pedro Solek da professora Bruna da Silva Barreto. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
RECORDE DA HISTÓRIA

O município destacou-se com a maior participação no projeto nos seus 16 anos. Ao todo, mais de 2,4 mil alunos participaram do Vamos Ler. Ponta Grossa também contou com uma iniciativa especial em celebração ao seu bicentenário. A turma vencedora na cidade foi o quarto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, orientada pela professora Adrieli Machado.
RECORDE DA HISTÓRIA O município destacou-se com a maior participação no projeto nos seus 16 anos. Ao todo, mais de 2,4 mil alunos participaram do Vamos Ler. Ponta Grossa também contou com uma iniciativa especial em celebração ao seu bicentenário. A turma vencedora na cidade foi o quarto ano da Escola Municipal Professora Ecléa dos Passos Horn, orientada pela professora Adrieli Machado. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
TRABALHO GRANDIOSO

Reserva foi um dos grandes destaques no número de produções em 2023, com a terceira colocação entre o maior número de envios dos 15 municípios participantes. Com adesão em 2021, a participação foi efetiva, o Concurso teve vários professores concorrendo e os grandes vencedores foram os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt da professora Elaine Cristina Taques.
TRABALHO GRANDIOSO Reserva foi um dos grandes destaques no número de produções em 2023, com a terceira colocação entre o maior número de envios dos 15 municípios participantes. Com adesão em 2021, a participação foi efetiva, o Concurso teve vários professores concorrendo e os grandes vencedores foram os alunos do quinto ano A da Escola Municipal Evangelina Bittencourt da professora Elaine Cristina Taques. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
ESTREIA COM CLASSE

A série de premiações e conclusão do Concurso, bem como do projeto, foi em São João do Triunfo – um município que teve um amplo destaque em sua primeira participação no Vamos Ler. Não à toa, tornou-se uma das maiores redes de ensino com número de envios proporcionais, com premiação ao quarto ano B da Escola Municipal Fênix da professora Salete Regina Janiaki.
ESTREIA COM CLASSE A série de premiações e conclusão do Concurso, bem como do projeto, foi em São João do Triunfo – um município que teve um amplo destaque em sua primeira participação no Vamos Ler. Não à toa, tornou-se uma das maiores redes de ensino com número de envios proporcionais, com premiação ao quarto ano B da Escola Municipal Fênix da professora Salete Regina Janiaki. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
SEQUÊNCIA E TRADIÇÃO

Em sua quarta participação no Vamos Ler, Teixeira Soares foi outro município que quebrou uma série de recordes e ampliou ainda mais a parceria entre projeto e rede municipal. As videoaulas foram o grande destaque, proporcionando uma das mais acirradas disputas no Concurso que premiou o quinto ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis da professora Valdinéia Mendes Pires.
SEQUÊNCIA E TRADIÇÃO Em sua quarta participação no Vamos Ler, Teixeira Soares foi outro município que quebrou uma série de recordes e ampliou ainda mais a parceria entre projeto e rede municipal. As videoaulas foram o grande destaque, proporcionando uma das mais acirradas disputas no Concurso que premiou o quinto ano A da Escola Municipal do Campo Machado de Assis da professora Valdinéia Mendes Pires. |  Foto: Rafael Pinheiro/aRede
 
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE