Aula do Vamos Ler e Unimed PG é base para ação em Carambeí | aRede
PUBLICIDADE

Aula do Vamos Ler e Unimed PG é base para ação em Carambeí

Proposta ambiental e sustentável, por meio de videoaula sobre coleta seletiva, contribuiu para amplas abordagens práticas e teóricas no 5º ano C da Escola Fátima Augusta Bosa

VÍDEO
Alunos puderam trabalhar o tema e apresentar suas conclusões acerca da abordagem ambiental | Autor: Divulgação

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O 5º ano C da Escola Municipal Professora Fátima Augusta Bosa, em Carambeí, da professora Maderli Ferreira desenvolveu uma atividade que buscou desenvolver noções de sustentabilidade na prática.

A docente comenta que a aula contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Unimed Ponta Grossa sobre a importância da coleta seletiva, com aulas expositivas sobre a temática, pesquisas de ações simples para colocar em prática em suas casas, como trocas simples de sacolas plásticas por ecobag, espoja multiuso por esponja vegetal, copo descartável por garrafa ou copo reutilizável, canudos de plásticos por opções metal.

“Os objetivos do projeto foram reconhecer ações que possibilitem atender às necessidades atuais da sociedade, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Por exemplo: consumo consciente, redução do desperdício, preservação do patrimônio natural e cultural da cidade onde vive, destinação adequada dos resíduos entre outros. Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana”, relata a educadora.

Maderli cita que os alunos receberam o vereador de Carambeí, Deleon, que possui um projeto sobre a importância de disseminar a ideia da coleta consciente de resíduos. O legislador falou sobre diferenças entre lixos e resíduos, ouvindo algumas reivindicações dos alunos para que existam ideias e projetos de incentivo à sustentabilidade e descarte consciente dos resíduos, tanto pela comunidade, quanto pelo comércio.

“Os alunos fizeram pesquisas sobre os projetos que existem no município atualmente sobre os resíduos e ficaram felizes com muitas iniciativas. O que mais chamou a atenção foi o ‘Troca Verde’, que acontece duas vezes no mês, onde a comunidade pode trocar os resíduos recicláveis por frutas, verduras e legumes. E, também ficaram conscientes que o descarte de lixo em locais incorretos é crime ambiental e a pessoa pode ser multada pelo ato”, aponta a professora.

Para complementar, a docente elenca que os alunos montaram vídeos com informações a serem divulgadas nos grupos da escola, com um dos educandos explicando como montar a composteira em casa para aproveitar restos de casa. Ainda, uma visita a Cooopam, empresa responsável em Carambeí pelos resíduos recicláveis, mostrou a importância de higienizar as embalagens recicladas para o descarte.

“Fecharam o projeto com a ideia de que devemos reduzir o consumo de água, de plástico, luz e realizar um consumo consciente, protegendo e cuidando do meio ambiente para deixar um legado bom para as próximas gerações e não um mundo cheio de lixo”, conclui a Maderli.

Acesse o blog escolar da Escola Fátima Augusta Bosa clicando aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE