PUBLICIDADE

Turmas de PG iniciam visitas temáticas ao Museu Campos Gerais

Atividades fazem parte da iniciativa ‘200 Vezes PG', idealizada pelo projeto Vamos Ler - Geração Digital para celebrar o bicentenário de Ponta Grossa

A visita possibilitou aos alunos conhecer mais sobre a história de Ponta Grossa e também conhecer o museu, pois nenhum dos alunos da turma já havia visitado o espaço
A visita possibilitou aos alunos conhecer mais sobre a história de Ponta Grossa e também conhecer o museu, pois nenhum dos alunos da turma já havia visitado o espaço -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Nessa quarta-feira (31), a turma do quinto ano da Escola Municipal Professora Aldo dos Santos Rebonato iniciou o calendário de visitas ao Museu Campos Gerais. Os 26 alunos da classe puderam conhecer mais sobre aspectos históricos e da formação sociocultural do município. A professora Maria Rosa Lazarotto, que orienta a turma, se disse muito satisfeita com a oportunidade. “A atividade foi muito tranquila e prazerosa para os estudantes”, contou a educadora.

A exposição ‘Ponta Grossa - Duzentos’ caracteriza-se por ser tanto um processo interno quanto externo do Museu Campos Gerais. Trabalhando com histórias múltiplas e variadas, produzindo diálogos entre o acervo próprio do Museu e entidades e espaços próprios da cidade. “Temos na ‘Duzentos’ espaços para cultura lítica e indígenas que ocupam os campos gerais desde 8 mil anos atrás. Passando por espaços próprios da história da Universidade Estadual de Ponta Grossa, da educação no município, fotografias problematizadoras da história da ferrovia (1896), da imprensa e programas culturais falados, escritos e televisionados, um espaço para o modo de vida rural. Da mesma forma, temos a Catedral de Ponta Grossa representando um dos espaços de fé da cidade e movimentos políticos, como o integralismo que também se faz presente. Espaços de sociabilidade como a Choperia do Tito, a Cervejaria Adriática e um espaço muito especial para uma das maiores marcas da cidade atualmente: o Operário”, contou Ilton Martins, diretor de ações educativas do museu.

Receber os alunos também representou uma experiência muito significativa para o diretor, que se disse realizado em poder abrir o espaço do museu para crianças que têm pouco contato com essa realidade. “A mediação com crianças é uma das atividades que mais me dá prazer em realizar. Acho importante abrir o museu para públicos que nem sempre tem a possibilidade de vir até ele. Da turma que nos visitou nenhum dos alunos conhecia o museu e muitos nem sabiam de sua existência. Eles foram muito participativos, ativos, curiosos e gentis durante todo o processo”, contou.

.

200 Vezes PG

As visitas fazem parte das atividades e conteúdos disponibilizados pelo ‘200 Vezes PG’, iniciativa especial que celebra o bicentenário de Ponta Grossa, com foco em dinâmicas e trabalhos realizados pelas turmas de quarto e quinto anos da rede municipal de ensino e que participam regularmente do projeto Vamos Ler - Geração Digital.

A ida a exposição é fruto da parceria entre o Vamos Ler - Geração Digital, o Museu Campos Gerais (MCG) e Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa. Ao todo serão cinco visitas mensais, entre os meses de maio e setembro. Além da parceria com MCG, a iniciativa ‘200 Vezes PG’ disponibiliza diariamente conteúdos sobre a história ponta-grossense, com o intuito de auxiliar e enriquecer o trabalho desenvolvido em sala de aula pelos educadores.

A republicação e lançamento do livro coletânea da Coluna Fragmentos, assinada pelo historiador Niltonci Batista Chaves, uma série especial de videoaulas sobre a história e a formação sociocultural de Ponta Grossa e o Concurso 200 Vezes PG, que premiará os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal de ensino com temáticas relacionadas ao bicentenário da cidade, completam o pacote de conteúdos e dinâmicas oferecidas pela iniciativa.

Como parte do projeto Vamos Ler - Geração Digital, a iniciativa especial em celebração a cidade Ponta Grossa tem como intuito auxiliar na formação dos alunos como cidadãos, contribuindo para o entendimento e elucidação do espaço em que vivem a partir das mídias e novas tecnologias, pontos que consolidaram o Vamos Ler como o maior projeto de mídia, educação e novas tecnologias do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE