PUBLICIDADE

Combate à exploração de crianças é destaque em Castro

Temática foi desenvolvida no 5º ano da Escola do Campo de Cercado com várias dinâmicas, incluindo o ‘semáforo do toque’

Trabalho despertou atenção das crianças sobre o assunto
Trabalho despertou atenção das crianças sobre o assunto -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 5º ano da Escola Municipal do Campo de Cercado, em Castro, sob coordenação da professora Rosaine de Fátima Sheleidres, desenvolveu uma atividade em 18 de maio sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A docente comenta que a aula teve iniciou com um vídeo que tratou do tema principal.

“Após, foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de verificar se os alunos compreenderam o que é e como identificar sinais de abuso ou exploração sexual. Logo em seguida, foi trabalhado com a turma o semáforo do toque. Nessa atividade, cada criança recebeu uma imagem ilustrativa e aprendeu de forma didática a pintar com as cores verde, amarelo e vermelho os locais do corpo em que outras pessoas podem ou não tocar”, explica a educadora.

A turma, em conjunto com a professora, confeccionou um painel e frases de alerta para deixar exposto no espaço comum da instituição de ensino para os colegas. Rosaine explica que aula foi finalizada com um ‘apitaço’ que mobilizou toda a escola: educandos, corpo docente e funcionários.

“No dia anterior, a professora participou de uma palestra sobre escuta especializada, oferecida pela Smed, com o objetivo de qualificar os profissionais da educação para identificar, acolher e encaminhar para órgãos competentes crianças e adolescentes vítimas de todos os tipos de violência. Ao meu olhar, essa palestra foi muito significativa, pois precisamos estar atentos aos sinais que nossas crianças dão”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola do Campo de Cercado clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE