PUBLICIDADE

Alunos de Ortigueira atuam como protetores do bioma

Trabalho com foco na Mata Atlântica teve plantio de mudas com ajuda dos familiares, práticas em sala e estudos ambientais no 4º ano da Escola Manuel Bandeira

Plantio de espécies frutíferas e não frutíferas foi um dos pontos altos da dinâmica
Plantio de espécies frutíferas e não frutíferas foi um dos pontos altos da dinâmica -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira, em Ortigueira, sob coordenação da professora Maria Eunice de Amorim, desenvolveu um trabalho com foco no principal bioma do Paraná e das regiões Centro-Sul e dos Campos Gerais: a Mata Atlântica. A docente relata as principais atividades que envolveram o tema e ocorreram no dia 27 de abril.

“(O trabalho) teve por objetivo observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes para a preservação e a conservação de um ambiente saudável”, relata a educadora sobre a proposta.

Maria Eunice comenta que houve um trabalho de conscientização no ambiente escolar, com defesa do meio ambiente saudável, além de levar em consideração a preservação de matas nativas, a conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, colocando e prática a interdisciplinaridade – tudo de maneira lúdica, atrativa, com uso de leituras de textos informativos, criação de maquetes, bem como a entrega de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas.

“A atividade iniciou-se por meio da explicação oral da professora sobre a biodiversidade existente na Mata Atlântica, destacando também sobre a extinção da flora e da fauna da região. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear o mapa com o intuito de identificarem os 17 estados brasileiros que compõem a Mata Atlântica e, também, puderam participar ativamente na construção de uma maquete representando os biomas encontrados na Floresta Amazônica”, complementa a docente.

Por fim, a educadora traz uma parceria essencial no processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos: a união da escola e família. "De modo que, ao término das atividades interdisciplinares desenvolvidas pela professora, os alunos receberam da mesma algumas mudas de árvores frutíferas e não frutíferas, ao qual cada aluno levou a sua muda e teve o auxílio dos pais e responsáveis para plantá-las. Representando, assim, o trabalho coletivo e as ações responsáveis para a preservação do nosso meio ambiente”, conclui Maria Eunice.

Acesse o blog escolar da Escola Manuel Bandeira clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE