Conteúdos do Portal aRede auxiliam turma do Sagrada | aRede
PUBLICIDADE

Conteúdos do Portal aRede auxiliam turma do Sagrada

A turma do sétimo ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga realizou atividades sobre o gênero textual crônica a partir de publicações do Portal aRede

Os alunos elaboraram releituras das crônicas selecionadas com textos e ilustrações
Os alunos elaboraram releituras das crônicas selecionadas com textos e ilustrações -

João Gabriel Vieira

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os estudantes do sétimo ano do Colégio Sagrada Família de Ipiranga, orientados pela professora Gracieli Cavagnari Costa, utilizaram crônicas disponíveis no Portal aRede durante as aulas de redação, com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e possibilitar a escrita de novos textos.

A sequência didática organizada pela educadora teve no primeiro momento o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Os alunos puderam acessar e explorar o portal, tomando conhecimento da organização, das notícias veiculadas, das categorias elencadas, bem como identificar a linguagem utilizada pela esfera jornalística.

Em um segundo momento os alunos fizeram a leitura da coluna ‘Crônicas dos Campos Gerais’, sendo elas: “Havia um lobisomem” de autoria de Luiz Murilo Verussa Ramalho, “A saga tecnológica de um professor na pandemia” texto de Jeferson do Nascimento Machado e “Eras do Sorriso” da autora Rosicler Antoniácomi Alves Gomes. A atividade teve o intuito de valorizar os autores dos Campos Gerais.

Após a leitura individual das crônicas, os alunos puderam trocar ideias sobre os textos, apontando o que mais chamou a sua atenção e despertou a curiosidade. Em seguida os alunos sintetizaram a interpretação elaborando perguntas sobre as crônicas, houve a troca de atividades entre os alunos, onde um respondia ao questionário elaborado pelo outro. 

“As primeiras atividades foram de exploração, os alunos puderam conhecer mais o portal, refletindo sobre como as tecnologias podem contribuir para o processo de aprendizagem, servindo de aliada do professor em sala de aula. Também tiveram um primeiro contato com as crônicas e a leitura ganhou espaço de destaque na aula. Os alunos mostraram-se atentos e curiosos, além de refletirem sobre as características do gênero”, contou Gracieli.

Os alunos elaboraram releituras das crônicas selecionadas com textos e ilustrações
Os alunos elaboraram releituras das crônicas selecionadas com textos e ilustrações |  Foto: Divulgação
  

Para finalizar, os alunos produziram dois tipos de releitura das crônicas. Inicialmente elaboraram um desenho sobre uma das crônicas escolhidas e na sequência produziram a releitura de forma escrita, escrevendo suas crônicas e colocando em prática todo o conhecimento construído ao longo das aulas. 

“Quando o aluno pode fazer a interpretação do texto e expressá-la por meio do desenho, há a possibilidade de despertar a imaginação, a criatividade e senso crítico, habilidades essenciais para o exercício da escrita”, complementou a educadora.

Acesse o blog do Colégio Sagrada Família de Ipiranga

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE