PUBLICIDADE

'Máscaras da Igualdade' levam cultura africana a Piraí do Sul

Quartos anos B e C da Escola Odette Scaramella de Luca puderam aprender mais sobre a temática por meio de reflexão, valorização da África e produções interdisciplinares

Trabalho foi além da reflexão, com confecção de máscaras por parte da turma
Trabalho foi além da reflexão, com confecção de máscaras por parte da turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

Os quartos anos B e C da Escola Municipal Odette Scaramella de Luca, em Piraí do Sul, desenvolveu atividades entre os dias 10 a 14 de abril com a temática ‘Máscaras da Igualdade’, com foco na cultura africana. O trabalho, com duração de quatro aulas, foi realizada pelas professoras Beatriz de Jesus (turma B) e Roseli Ferreira Lopes (classe C), e a professora de hora atividade Elaine Marques – esta última que relatou o trabalho.

“Vários povos fazem parte de nossa história. Muitos de nossos costumes foram influenciados por estes povos. E, apesar destes costumes se modificarem com o tempo, muitos deles ainda estão presentes na nossa cultura. A cultura africana é muito rica de ensinamentos e o maior deles é o respeito e a humildade que eles demonstraram no decorrer de toda a sua história”, aponta a docente.

Dessa forma, com este pensamento, as turmas se aprofundaram nos ensinamentos, com as educadoras elaborando o trabalho das máscaras da igualdade, retratando máscaras africanas que são símbolos de grande respeito ao seu povo, conforme aponta Elaine.

“Os povos africanos tiveram e têm muita importância e influência na cultura brasileira, onde podemos tirar muitos aprendizados sobre as diversas formas de expressão e costumes, como a dança, pintura, brincadeiras, vestuário, alimentação, vocabulário e muitas outras formas, o que é de grande valor e exemplo para a formação dos alunos”, explica a professora.

O trabalho de diversidade cultural, então, ocorreu nas aulas de Língua Portuguesa, com foco no projeto ‘Máscaras da Igualdade’, com um texto sobre o significado e importância do tema dentro da cultura estudada. Objetivou-se, conforme explana a docente, trabalhar ortografia, escrita, leitura e, claro, a questão cultural da África. Para isso, a professora de Arte auxiliou os educandos para confeccionarem máscaras, ensinando a técnica da bexiga, fazendo demonstração de vídeos e fotos destes tipos de pinturas.

“Discutiu-se com os alunos sobre os significados das máscaras, ou seja, a máscara está associada à realização de rituais acompanhados de cantos, danças e músicas com tambores. Tantos os povos africanos, como os povos indígenas, usam máscaras para realizar cerimônias de casamento, nascimento, para educar os jovens e ensinar a eles as tradições do grupo, explicar a origem e a formação do universo”, complementa Elaine.

Para fechar, a professora cita que o principal objetivo do trabalhar foi mostrar às crianças que todos somos iguais, com a diferença apenas nos pensamentos, atitudes e costumes. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e conversar sobre a cultura dos povos africanos na cultura brasileira. Além disso, para confecção das máscaras, as turmas trabalharam juntas no mesmo dia. Foi uma manhã muito prazerosa e divertida, de muita interação, onde foi estimulada a criatividade e a imaginação dos alunos que produziram suas máscaras com muita empolgação e dedicação”, conclui a educadora.

Acesse o blog escolar da Escola Odette Scaramella de Luca clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE